_Aplicativos

Uma breve história dos easter eggs na tecnologia

O easter egg – uma surpresa ou piada interna – remonta à última família imperial russa, que presenteava ovos de Fabergé com surpresas escondidas dentro deles. Mas nos tempos modernos, o easter egg se tornou bastante associado à tecnologia, e pode ser encontrado em praticamente tudo, de software – incluindo videogames – a hardware, onde […]

O easter egg – uma surpresa ou piada interna – remonta à última família imperial russa, que presenteava ovos de Fabergé com surpresas escondidas dentro deles. Mas nos tempos modernos, o easter egg se tornou bastante associado à tecnologia, e pode ser encontrado em praticamente tudo, de software – incluindo videogames – a hardware, onde são colocados gráficos e mensagens em placas de circuito.

Então se você já não está em coma induzido pelos ovos de chocolate que comeu, confira nosso breve olhar pela história do easter egg em nossas tecnologias favoritas.

Jogo Adventure do Atari 2600

Desenvolvido por Warren Robinett para o Atari 2600, o Adventure é geralmente considerado o jogo que recuperou e reformulou o uso do termo “easter egg”. Os jogadores que navegassem a uma das catacumbas e fizessem uma ação específica nela teriam acesso a uma sala secreta, que simplesmente exibia uma mensagem do desenvolvedor: “Criado por Warren Robinett”.

Sim, surgiram outros cartuchos de jogos com mensagens secretas mas que vieram antes do Adventure. No entanto, foi supostamente a Atari que, para descrever o acréscimo secreto de Robinett ao jogo, reutilizou primeiro o termo “easter egg”.

Equipe de desenvolvimento do Apple Macintosh SE

Uma foto da equipe de desenvolvimento do primeiro Apple Macintosh, em versões anteriores do computador, estava escondida na ROM e não era muito fácil de acessar. Mas no Apple Macintosh SE, tudo o que você precisava fazer era pressionar o botão de debug e então digitar “G 41D89A” para admirar esta obra-prima pontilhada. Afinal, o que mais você faria com absurdos 256KB de memória quando você precisa de só 89KB?

Foto por Damian Ward/Flickr

Equipe de desenvolvimento do Windows 3.1

Muitos dos easter eggs escondidos em software e jogos de computador foram incluídos pelas equipes de desenvolvimento, que queriam ser um pouco mais reconhecidos. Possivelmente graças ao pulso firme de Bill Gates, o MS-DOS não tinha qualquer easter egg interessante. Mas à medida que a empresa cresceu e o Windows 3.1 foi lançado, os programadores conseguiram colocar um easter egg para receber o crédito que lhes era devido.

O usuário precisava segurar Ctrl+Alt+Shift enquanto navegava na seção Sobre/About do Gerenciador de Programas, onde eles podiam dar clique duplo nas várias partes coloridas do logotipo do Windows. Uma hora aparecia um pequeno quadro cinza, rolando os nomes dos desenvolvedores, e se o usuário fosse paciente, veria uma imagem adorável do que se tornou conhecido como Microsoft Bear.

Código Konami

Provavelmente o pai de todos os easter eggs, o Konami Code – como ele passou a ser chamado em inglês – era um cheat criado para o primeiro NES. Kazuhisa Hashimoto recebeu a tarefa de portar o jogo de fliperama Gradius, de 1985, para o console caseiro, mas descobriu enquanto testava que o jogo era difícil demais. Então ele incluiu um pequeno código que instantaneamente dava a ele um conjunto completo de power-ups quando ele pressionava: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A. Para quem era criança nos anos 80, dizer essa sequência é mais fácil que recitar o alfabeto.

Felizmente, Kazuhisa Hashimoto se esqueceu de tirar o código extra do jogo antes de ser lançado para o NES, e de alguma forma os jogadores descobriram. Nos EUA, o código é mais associado ao jogo Contra, mas ele foi usado novamente em incontáveis títulos, programas, e hoje em dia, até websites como o Facebook e Google Reader.

Simulador de voo oculto no Excel 97

Alguns dos easter eggs mais populares e conhecidos eram jogos escondidos em software criado para algo menos divertido. Passar horas inserindo dados em uma planilha é de enlouquecer, então os desenvolvedores do Microsoft Office que trabalharam no Excel 97 incluíram um simulador de voo, até feito com certo esmero.

Acessá-lo exigia uma sequência de ações específicas e um código longo, então se você não soubesse, nunca iria encontrar por acidente. E com certeza este não era o simulador de voo mais fácil de manusear com teclado e mouse, mas algo nos diz que isto nem era importante para quem estava no final dos anos 90. Você também vai notar que o nome dos desenvolvedores está no terreno, na imagem acima, assim dando o crédito que lhes era de direito. Confira aqui outros easter eggs em produtos da Microsoft.

Instruções de navegação do Google Maps

O Google vem criando pegadinhas e escondendo easter eggs em suas páginas desde o início. Um dos primeiros easter eggs a se espalhar pela internet foi descoberto pouco tempo depois que o Google Maps foi apresentado. Além de tornar Mapquest e Apontador desnecessários com uma ótima interface e mapas gratuitos, ele também fornecia instruções de rota bastante úteis, mesmo se você pedisse para ir de Nova York a Paris.

Quando você chegava no fim das vias no litoral, ele simplesmente recomendava aos usuários “navegar através do Oceano Atlântico”. Hoje em dia, o Google tem uma lista gigantesca de easter eggs em suas páginas – veja todos aqui – entre fazer suas buscas nevarem a até usar o Konami Code no Google Docs.

Mensagem oculta no teaser do Tesla Model X

Obviamente há milhares de easter eggs que nem começamos a mencionar, e queremos que vocês contribuam com mais outros nos comentários. (Eu, particularmente, curtia os easter eggs do Goldeneye pra Nintendo 64.) Mas vamos fechar a lista com um dos nossos favoritos recentes.

Há alguns meses, Elon Musk da Tesla Motors postou no Twitter um teaser obscuro, em preto e branco, da futura SUV elétrica chamada Model X. E sabendo muito bem como a imagem seria levada ao Photoshop e analisada, ela incluía uma mensagem oculta só revelada quando você começava a ajustar os níveis da imagem: “A paciência é amarga, mas seu fruto é doce” – uma mensagem tão misteriosa quanto a silhueta do Model X.

Foto inicial por El Payo/Flickr

Sair da versão mobile