O Google tem vários projetos em andamento. Ele está trabalhando no Android, no ChromeOS, nos mapas, no Gmail, no Glass e em carros autônomos. Mas as melhores coisas devem estar escondidas nos confins do laboratório secreto “Google X”, e a Bloomberg deu uma olhada no que tem lá entro.

Localizado em uma construção de dois andares a cerca de 800 metros do campus principal do Google, o laboratório Google X não é um segredo muito bem guardado, mas dentro dele tem muita coisa que ninguém sabe o que é. Criado inicialmente para abrigar o projeto do carro autônomo do Google, o Google X agora é – possivelmente – lar de outros projetos malucos como elevadores especiais e outras coisas que nem imaginamos. Mas uma conversa recente da Bloomberg com o diretor do laboratório, Astro Teller, nos deu uma ideia do que podemos encontrar por lá.

Da Bloomberg:

Teller e seus colegas dizem que gastaram tempo contemplando levitação e teleportação. A última foi rejeitada como área de estudo futuro em partes por que qualquer item que você queira teleportar – um quadro de Picasso, digamos – precisa ser completamente destruído antes de ser reconstituído no outro lado.

Dentro do laboratório estão alguns projetos de startups compradas pelo Google, como é o caso da Makani Power:

Alguns dos projetos reais no Google X parecem estranhos. O mais novo protótipo da turbina de ar Makani Power, chamado Wing 7, é uma engenhoca de 7.9 metros de comprimento de fibra de carbono com quatro hélices de produção de eletricidade que voa em círculos em altitudes de 250 metros a 600 metros, enviando energia para uma estação-base por uma corrente leve. “Se tivermos sucesso, podemos nos livrar de uma grande parte dos combustíveis fósseis que usamos”, explica Damon Vander Lind, engenheiro-chefe da startup. Vander Lind reconhece que pode não funcionar, mas “se você não correr esse risco, e colocar uma década da sua vida tentando fazer, não há como ter sucesso.”

E sobre temas mais viáveis, mas ainda assim insanos, Teller se recusou a comentar os rumores do plano do Google X de dar ao mundo inteiro internet via transmissores de banda larga em balões de grande altitude, mas disse à Bloomberg que isso tem cara de um projeto do Google X.

O verdadeiro problema dos projetos alucinantes é que eles estão em sua infância naquele pequeno prédio de projetos e provavelmente nunca sairão de lá, mas uma olhada dessa faz com que você queira todos eles. Vamos ter que esperar até ver os projetos mudando o mundo. Você pode ir à Bloomberg para ler o artigo inteiro – ele é bem grande e está em inglês, mas vale a leitura. Só não espere descobrir muitos segredos. [Bloomberg]