Uma geração de monitores em três dimensões palpáveis

Estes monitores em três dimensões mostram uma nova forma de interagir com a tecnologia.

Em poucos anos, as touchscreens revolucionaram a forma como interagimos com a tecnologia. Mas para fazer melhor uso dos nossos sentidos, a próxima geração de monitores não será reta, mas, sim, em três dimensões palpáveis, com telas reconfiguráveis.

Pelo menos, é nisso que acredita Jason Alexander, pesquisador da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, cujo laboratório cria protótipos 3D de monitores para estudar a forma como podemos interagir com eles. Na The Conversation, Alexandre discute como monitores 3D podem mudar a nossa relação com a tecnologia:

Monitores com pixels capazes de se sobressaírem fisicamente da tela permitirão aos desenvolvedores elevar a interação com aplicação familiares como arquitetura, design, modelagem de terreno e fotografia ao transpor cenas renderizadas em 3D pelo computador em três dimensões no mundo real. Isso abrirá todo tipo de oportunidades para novas aplicações em colaborações conjuntas, entretenimento tangível e maneiras de tornar o computador mais acessível para aqueles que possuem deficiências.

Os dispositivos poderão mudar de forma e função: um celular poderá fazer as vezes de controle remoto de TV e depois se tornar um controle de videogame, reconfigurando-se para providenciar interfaces adequadas. Aplicativos não mudarão apenas de visual, mas modificarão de forma dinâmica as propriedades físicas do dispositivo.

O vídeo abaixo mostra um gráfico em barras interativo desenhado pelo laboratório de Alexander. O monitor permite aos usuários fazer tarefas básicas de visualização de dados, como mostrar e filtrar informações, organizá-las em linhas e colunas e fazer anotações. Essas coisas que podem ser feitas com facilidade no Excel, mas a manipulação dos dados pode nos permitir encontrar tendências e padrões que não seriam notados em uma tela 2D. Além disso, ver estas barras coloridas subindo e descendo é muito mais divertido que criá-las do modo como estamos acostumados.

Tá bom, ele ainda parece meio esquisito, mas interfaces tangíveis ainda estão engatinhando. Se você quer transformar o seu monitor plano em um monitor em três dimensões, Alexandre inventou uma ferramenta para te ajudar. [The Conversation]

Imagem de capa: Jason Alexander

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas