Airbags certamente salvam muitas vidas, mas ser atingido no rosto a 320km por hora – mesmo por um saco de ar – tem suas consequências. Uma adolescente dos EUA passou por isso quando um airbag inflou e atingiu a superfície do olho dela.

No caso, o airbag inflou tão rápido que ela não teve nem tempo de piscar. Quando o nylon do airbag atingiu o rosto dela, acabou imprimindo um padrão em seu olho direito (A na foto abaixo) e rasgou a superfície do esquerdo (B). Os médicos examinaram os ferimentos usando um corante fluorescente que mostra os arranhões na córnea sob luz azul.

knbrbggqsexclnivt6bt

Os ferimentos da garota foram curados depois de algumas semanas, e sua visão não foi prejudicada. Mas em casos raros e infelizes, a retina pode descolar e o paciente pode ficar cego. A maior parte dos ferimentos nos olhos causados por por airbags são menos graves, e as consequências de não usar airbags podem ser piores. Mas tente fechar os olhos quando o airbag inflar. Você tem mais ou menos 0,04 segundos para isso. [New England Journal of Medicine via LiveScience]