Estes ursos comem tanta porcaria quanto você

Populações de ursos nos Estados Unidos estão ingerindo grandes quantidades de comidas gordurosas e açucaradas por causa da estação de caça

Ursos, eles são como nós. E não estou me referindo a um conjunto de humanos peludos, mas algumas criaturas de Wisconsin cuja dieta consiste em uma quantidade incrível de porcaria, ou como falam lá nos Estados Unidos: junk food.

• Até a embalagem do fast food te faz mal
• Oito comidas futuristas que você vai comer em 30 anos

Há uma razão para essa dieta açucarada. Esta população de ursos em Wisconsin é afetada pela lei que permite que os caçadores os atraiam com iscas durante seis meses do ano. Isca, que inclui junk food, atrai os ursos-negros, os tornando mais fáceis de capturar. Cientistas da área tem estudado a população de ursos para ver quanta isca eles estão comendo, e parece que é muita. A isca dos caçadores pode estar ajudando a população de ursos de uma maneira não natural.

Por que junk food, você pode estar perguntando? “Uma das restrições sobre a isca em Wisconsin é que você não pode usar animais ou subprodutos animais, nada de carne”, o autor do estudo Dr. Becky Kirby, que liderou a pesquisa na Universidade de Wisconsin, Madison disse ao Gizmodo. “Isso significa que são alimentos com altos níveis de açúcar e gordura que tanto as pessoas quanto os ursos gostam. Cookies, donuts, cobertura de bolo, manteiga de amendoim, tem de tudo”.

Aqui um urso aleatório comendo lixo de verdade:

A equipe de pesquisadores reconstruiu as dietas de mais de cem ursos mortos por caçadores no noroeste do Wisconsin de 2011 a 2013, medindo produtos químicos em seus pelos, sangue e ossos. Por meio de uma combinação mórbida de procedimentos que requerem clorofórmio, espátulas, tesouras e equipamentos de química, eles analisaram marcadores dietéticos químicos específicos para carne animal, vida vegetal natural e isca. Eles descobriram que cerca de 40% das dietas dos ursos vieram de iscas que visavam veados ou ursos, não só durante o ano que foram caçados, mas durante suas vidas inteiras. A equipe publicou seu estudo recentemente no Journal of Wildlife Management.

A equipe de pesquisadores reconstruiu as dietas de mais de cem ursos mortos.
A situação de ursos que amam junk food vem em parte das leis de caça específicas a Wisconsin. A estação de isca pode durar seis meses, que é maior do que em outros estados, a estação de isca é só de algumas semanas no estado vizinho de Minnesota. Para os ursos que sobrevivem até o ano seguinte, a isca pode tornar-se parte integrante da dieta.

Aqui outro urso, comendo lixo:

Isso é ruim? A equipe de Parker realmente não observou como os ursos estavam indo fisiologicamente, mas há muitos ursos em Wisconsin e muita isca. Obviamente, os resultados deste estudo são específicos para a cidade, e são limitados pelo fato de que incluiu apenas ursos que foram caçados.

Além do mais, quem se importa com um exército de peludos ursos amantes de junk food se arrastando pelas florestas de Wisconsin? Principalmente, a pesquisa destaca o grau em que os seres humanos provocam dependência de algumas populações de vida selvagem para se alimentarem. Se matar e comer restos é o equivalente para o urso a cozinhar refeições, e comer isca é pedir delivery de comida, então os ursos estão pedindo o jantar todos os dias da semana, e em alguns dias eles também pedem o almoço. Isso é normal para alguns humanos mas, obviamente, não para ursos, e pode ter importantes implicações para a forma como os estados operam suas estações de isca e lidam com suas populações de ursos.

Aqui um terceiro urso, também comendo lixo:

Gera uma dúvida, no entanto: quais são as comidas preferidas dos ursos? Wisconsin por acaso tem uma pipoca coberta de queijo muito boa.

[Journal of Wildlife Management]

Imagem do topo: Bess Sadler/Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas