USB sem fio deixa todo mundo contente

USB é uma terminologia do computadorística tão comum nas configurações de computador quanto RAM, HD e nerd. Esse padrão é o mais usado por todas as porcarias que você liga no computador. Impressoras, mouses, teclados, HDs externos e uma lista interminável de acessórios (alguns absurdos como ventilador e até aromaterapia) fazem parte do cotidiano e usam o bom e velho cabo com o conector chatinho e retangular, que depois do aumento significativo de velocidade da versão (de 1.1 (1.5 MB/s) para 2.0 (60 MB/s)), oferece agora uma versão de USB que elimina um dos grandes inimigos dos organizadinhos e dos arquitetos: os malditos cabos.

O Wireless USB, desenvolvido pelo mesmo consórcio que nos brindou com o USB (existe desde 2005), prega a revolução das paridades sem fio, o que não chega a ser nenhuma novidade, já que o bluetooth está aí faz um tempo. Qual é a diferença? O princípio é o mesmo, mas a velocidade… Enquanto o Bluetooth chega ao máximo de 3 Mbps – ok, na verdade, flutua mesmo em 1 Mbps – o WUSB diz que chega até em torno de 480 Mbps à uma distância de 3 metros (!!!!), podendo até chegar à 10 metros de distância, logicamente com perda de velocidade (pelas especificações, cai para 100mbps).

Esse padrão também seria muito melhorl do que WiFi, porque teoricamente é muito mais fácil de configurar. Talvez o WiFi não seja exatamente a coisa mais complicada do mundo (não é mesmo), mas não deixa de ser um pouco burocrático. Ele vai longe, chegando até 100 metros em espaços abertos, a velocidade é bem abaixo que o WUSB pode oferecer.

Vocês devem estar se perguntando; "tá bom, como é que isso vai ser útil para mim?" Bem fácil. Imagine assim, você coloca sua impressora, scanner, HD externo e etc em um Wireless USB hub e coloca no seu laptop um receptor. Assim quando você chega em casa, não precisa se preocupar, é só plugar o receptor e ter acesso à todos os periféricos. A Kensington já está vendendo um desses hubs que foi lançado agora neste agosto último(US$ 230,00). A idéia é que no futuro os periféricos já venham com os receptores embutidos. Se bem que a idéia do hub é bem legal, pois daria para usar todos os periféricos que você já tem, sem ter que comprar tudo de novo. E alguns lançamentos de laptop da Dell e Toshiba já com WUSB embutidos, e a NEC também deve entrar no jogo em 2009. De qualquer maneira, não achem vocês que os cabos estão mortos. Este ano saiu a especificação 1.0 do USB 3.0, que promete velocidades absurdas (4.8Gbps). Ou seja, para os geeks extremistas e caras que mexem com arquivos gigantes ainda terão aquela famosa zona de cabos em cima da mesa por um bom tempo.

Specification Wireless USB
Specification Rev. 1.0
Bluetooth 3.0 (anunciado) IEEE 802.11a/b/g Bluetooth 2.0 + EDR
Frequency band 3.1 GHz–10.6 GHz UWB (not decided) 2.4 GHz/5 GHz 2.4 GHz
Bandwidth 480 Mbit/s / 110 Mbit/s 53 – 4.8 Gbit/s Max. 54 Mbit/s Max. 3 Mbit/s
Distance 3 m / 10 m unknown distance 100 m 1 m–100 m,
depending on output
Modulation MB-OFDM MB-OFDM DSSS, DBPSK, DQPSK,
CCK, OFDM

GFSK

fonte: Wikipedia)

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas