Não que os usuários de Android não usem apps, eles usam bem até: a Nielsen diz que eles gastam cerca de uma hora por dia com o celular, e dois terços desse tempo é usado em aplicativos. A questão é que eles gastam a maioria do tempo com os mesmos apps.

De acordo com os números da Nielsen, os 10 principais aplicativos de Android representam 43% do tempo gasto em apps. Se aumentarmos a lista para os 40 principais, o número sobe para 61%. A conclusão da Nielsen é simples:

“Com mais de 250.000 mil aplicativos de Android disponíveis no momento, isso significa que mais de 249.950 apps competem por uma fatia do bolo de 39%”

Resumindo: essa corrida para jogar números enormes sobre as lojas de aplicativos, com centenas de milhares e etc etera, é pura besteira. Ninguém usa tantos aplicativos assim. Por isso mesmo o pessoal da Nokia não parece tão maluco quando diz que a obsessão por aplicativos é ultrapassada: se os principais apps já estiverem nos smartphones, as lojas de aplicativos ganham novos contornos — apps específicos, jogos etc. [Nielsen]