A julgar pela performance do iPhone 3G do Mark Wilson e do meu, além de evidências concretas no Twitter e em fóruns de suporte, o novo iOS 4 está causando sérios problemas em iPhones antigos.

O usuário do Flickr Adrian Nier fez um ótimo vídeo, mostrando dois iPhones 3G lado a lado, um com iOS 4 e outro com a versão 3.1.3. Clique aqui para ver.

No meu telefone, digitar mensagens tornou-se tarefa praticamente impossível. A primeira letra que eu clico pula, mas fica travada enquanto eu continuo escrevendo. De vez em quando funciona, mas sem as dicas visuais que avisam que eu apertei as teclas certas, teclar virou algo complicado.

Além disso, abrir aplicativos muito básicos ficou bem mais devagar, e aplicativos travando na página inicial tornou-se algo frequente. Abrir a página de configurações, algo simples, precisou de três tentativas depois da instalação, por exemplo. Carregar minhas fotos demorou mais de 10 segundos. Atualizar o Instapaper consumiu o dobro do tempo que levava antes. Há ainda uma pausada nova quando eu clico no botão Home a partir de uma app, e quando ele finalmente fecha, a animação do ícone voltando ao seu lugar é agitada e caótica.

E o que você realmente ganha com a atualização? Usuários do 3G não ganharão a habilidade multitarefa, não poderão mudar os papéis de parede, não terão suporte para teclados Bluetooth. Você basicamente só irá ganhar a pasta de aplicativos e a linha de e-mails. Fora isso, não há nada de novo. Eu saí do posto de alguém que tinha um celular um pouquinho lento mas ainda funcional para alguém com um celular “atualizado” que mal pode ser usado para fazer ações básicas, com algumas mínimas funcionalidades novas para exibir. Mas, ei, pelo menos ele está pronto para a chegada do iAds nas próximas semanas!

Nesse exato momento, um bom número de usuários do iPhone 3G devem estar pensando em mudar para o iPhone 4 nos próximos dias. E, realmente, com as especificações que o modelo antigo tem, não é tão estranho ele não conseguir aguentar a novidade. Mas se ele funciona porcamente, e com as principais novidades ficando de fora, você deve ficar pensando por que diabos ele está disponível para o 3G.