As vendas de netbooks seguem crescendo nos EUA, mas vem desacelerando desde janeiro, quando o iPad foi anunciado — e tem gente culpando mesmo o tablet da Apple por isso. Bem, o banco Morgan Stanley divulgou um relatório esclarecedor, que mostra que as vítimas do iPad são os netbooks, e os leitores de e-book, e os iPods… enfim, tudo. Acho que o iPad deixou todo mundo ansioso.

Ansioso pra comprar outras coisas, quero dizer. O gráfico é baseado em uma pesquisa com consumidores que estavam planejando comprar o iPad, e foi feita em março. A pergunta: o que você compraria, se não fosse um iPad? Em outras palavras, o que o iPad impediu você de comprar?

Ainda estamos para ver se as vendas dos dispositivos são mesmo afetadas pelo tablet da Apple, o que poderia demorar algum tempo, ou simplesmente poderia ser impossível de medir: a maioria dos dispositivos acima, como notebooks ou iPods, são vendidos em volumes enormes — muitas vezes maior do que o iPad deve chegar no futuro próximo.

Mas se o iPad continuar mesmo vendendo bastante, e tablets concorrentes fizerem o mesmo, as categorias que mais poderiam sofrer são interessantes: além de netbooks, o iPod Touch corre perigo, assim como os PSPs e DSs da vida. Os leitores de e-book já estão sob ameaça, mas eles nunca foram um grande sucesso, mesmo. [Fortune]