O mundo exige cada vez mais privacidade, e o Viber é mais um serviço de mensagens a adotar a criptografia ponta a ponta junto a um pacote de recursos que vão dificultar a vida de quem quiser bisbilhotar o que você fala com seus amigos.

>>> WhatsApp passa a usar criptografia ponta a ponta em todas as mensagens e plataformas

chat-escondido-viberA criptografia ponta a ponta segue os passos da incorporada ao WhatsApp recentemente, e vale também para conversas em grupo. Além dela, o Viber também ganhou a opção de “esconder” conversas na sua conta – elas ficam protegidas atrás de um PIN de 4 dígitos para que ninguém leia o que não deve ao pegar seu telefone por um tempo.

O Viber também adicionou um novo recurso de autenticação para garantir que a pessoa do outro lado é quem você realmente pensa que é. Ela será exibida através de cadeados de diferentes cores que representam as conversas criptografadas.

Um contato de confiança pode ser marcado com um cadeado verde. Se o Viber, por algum motivo, não puder autenticar o usuário – seja por ele estar em um smartphone ou número diferente, ou então pela conta estar de alguma forma comprometida – o cadeado ficará vermelho, indicando que o número do seu contato não pode ser verificado.

As novidades do Viber estão sendo disponibilizadas aos poucos para os usuários de todas as plataformas. Ao longo das próximas semanas, todos já devem ter acesso às conversas criptografadas dentro do serviço.

[TechCrunch]