_Curiosidades

Esta bala de fuzil consegue mudar de trajetória depois que é disparada

A DARPA, agência dos EUA que desenvolve tecnologias militares, mudou tudo o que você acha que sabe sobre balas e projéteis. O EXACTO (algo como Munição Encarregada de Extrema Precisão na sigla em inglês) tem calibre .50 e muda de trajeto no ar para acertar o alvo. A tecnologia promete compensar vento, poeira e outros […]

A DARPA, agência dos EUA que desenvolve tecnologias militares, mudou tudo o que você acha que sabe sobre balas e projéteis. O EXACTO (algo como Munição Encarregada de Extrema Precisão na sigla em inglês) tem calibre .50 e muda de trajeto no ar para acertar o alvo.

A tecnologia promete compensar vento, poeira e outros fatores: isso aumenta a precisão e alcance, e reduz o risco de uma bala perdida revelar a localização do atirador. Antigamente, isso teria soado como fantasia, mas agora que o primeiro teste ao vivo foi bem-sucedido, é um fato.

Nas imagens do teste, parece que a tecnologia funciona mesmo:

É difícil encontrar uma explicação detalhada de como o projétil se desvia para o alvo. A DARPA descreve o EXACTO de forma (talvez propositadamente) vaga:

O sistema combina uma bala manobrável e um sistema de orientação em tempo real para acompanhar e levar o projétil ao alvo, permitindo que a bala mude de caminho durante o voo para compensar quaisquer fatores inesperados que podem conduzi-la para fora de seu trajeto.

Foi mal, bandidos: parece que se esquivar de balas ficou muito mais difícil. [DARPA via The Verge]

Imagem via DARPA

Sair da versão mobile