_Curiosidades

Imagens incrivelmente nítidas mostram a explosão de uma bomba atômica em 1953

O AtomCentral nos mostra em Full HD as imagens restauradas e incrivelmente nítidas de uma explosão nuclear em 1953, com a bola de fogo, a nuvem de poeira e o tremor do chão. Trata-se do teste Upshot-Knothole Grable, realizado a uns 100 km de Las Vegas (EUA). A bomba atômica tinha 138 cm de comprimento […]

O AtomCentral nos mostra em Full HD as imagens restauradas e incrivelmente nítidas de uma explosão nuclear em 1953, com a bola de fogo, a nuvem de poeira e o tremor do chão.

Trata-se do teste Upshot-Knothole Grable, realizado a uns 100 km de Las Vegas (EUA). A bomba atômica tinha 138 cm de comprimento e pesava 364 kg. Ela foi disparada pelo canhão atômico M65 e caiu a uma distância de 10 km, detonando no ar 19 segundos depois, a 160 m de altura.

A explosão teve potência de 15 quilotons, quase o mesmo da Little Boy, bomba que atingiu Hiroshima em 1945 e matou instantaneamente 70 mil pessoas, e feriu outras 70 mil.

No vídeo acima, você pode ver a explosão engolindo carros, jipes, ônibus e tanques – colocados ali para demonstrar os efeitos da bomba. Assista o vídeo em Full HD para obter o efeito completo. [YouTube]

Sair da versão mobile