A Boston Dynamics, uma empresa adquirida pelo Google que pode ou não ter causado a singularidade, mantém seus projetos em segredo, mas um novo vídeo mostra seus robôs em ação — e os resultados são bem perturbadores.

Primeiro você pode ver o Spot, um robô quadrúpede autônomo super-ágil saído diretamente dos pesadelos de Isaac Asimov, abrindo uma porta com o braço que ele tem no lugar da cabeça.

O Spot seria quase adorável pelo jeito que trota em quatro patas, exceto por esse braço-rosto protuberante que irá virar a maçaneta da porta da sua casa com sua superforça. Esperamos que você durma bem esta noite.

Depois, o robô humanoide Atlas, um protótipo primitivo do Exterminador do Futuro que um dia irá nos destruir, é visto dando passos largos em superfícies rochosas e caminhando pela floresta. O Atlas em ação fora do laboratório é uma novidade — sem dúvidas é um jeito da Boston Dynamics dizer a um planeta amedrontado, “não adianta fugir da cidade para se esconder”.

1389995859453905067

O Atlas também é mostrado sendo atingido por grandes massas e mantendo seu equilíbrio, então boa sorte, futuros guerreiros da liberdade da resistência humana.

“Nós temos interesse em trazer este robô para a vida real”, diz no vídeo o fundador da Boston Dynamics, Marc Raibert. Ele está na conferência FAB 11 no MIT e parece calmo e despreocupado, ignorando o fato de que sua criação está se movendo por entre árvores com uma facilidade que faria o Gort chorar. “Nós estamos trabalhando numa versão que não tem isso [o cabo de alimentação]”, diz Raibert sobre o Atlas. Você conseguirá correr mais rápido que ele?

[YouTube via IEEE Spectrum]

Gif: Andrew Liszewski