Esta coruja se aproximando não veio de um vídeo real. É uma imagem estática manipulada para parecer uma cena de vídeo. Na verdade, cada cena do vídeo a seguir é feita a partir de uma única foto. É inacreditável.

A Make Productions transformou fotos da WWF (World Wildlife Foundation) em um curta-metragem que mais parece um documentário sobre a natureza filmado com câmeras tradicionais. Só que não é. Como eles conseguiram esta façanha?

Eles processaram cada foto no Photoshop, separando em camadas os diferentes elementos da imagem – plano de fundo, animais, o Sol etc. Depois, tudo foi importado para o After Effects, onde eles animaram cada camada, movendo-as em velocidades levemente diferentes.

Isso cria o efeito paralaxe: como objetos mais próximos parecem se mover mais rápido do que os objetos distantes, seu cérebro acha que se trata de uma imagem tridimensional. É o mesmo efeito usado em videogames antigos, quando o 3D de verdade ainda não estava disponível.

still photo animation 2

Depois, eles aplicaram uma deformação sutil em alguns elementos da imagem – como as asas da coruja – para dar a ilusão de movimento. O próprio Photoshop tem um recurso, chamado Distorção de Marionete, que faz algo semelhante:

Junte tudo na edição final e boom, você acha que está assistindo um vídeo de verdade. Eu falei que era incrível!

Mas eu quero que você acredite: o vídeo abaixo mostra como esse efeito é criado. Este é o trabalho de Joe Fellows, fundador da Make Productions. Saiba mais aqui: [PetaPixel]