Existe todo um clima no processo de moldar um vidro que se encaixa bem com essa época (e a música desse vídeo certamente ajuda, também). Ver um tubo de vidro ser banhado no fogo e depois modelado cuidadosamente até se tornar o enfeite da sua árvore de Natal ilustra muito bem isso.

• Uma bola de níquel quente queimando enfeites natalinos solta uma fumaça mortal
• Luzes de Natal podem tornar sua conexão Wi-Fi mais lenta

efeito-natal-video

Eu só queria que esse vídeo fosse em tempo real para capturar todos os passos meditativos. Mas já dá para ter uma visão interessante do processo manual de modelação do vidro. Eric Goldschmidt, mestre do Corning Museum of Glass, demonstra o aquecimento do vidro e como ele é colocado no molde da Lauscha, uma das fábricas de vidro mais antigas do mundo. A companhia diz apenas que o molde é feito de uma “argila secreta”, mas Goldschmidt escreve no YouTube que acredita ser “uma mistura de argamassa, sílica e argila”.

Uma vez que o formato está definido, nitrato de prata, nitrato de amónio, hidróxido de sódio e dextrose são combinados para criar uma reação química que dá o acabamento espelhado. E depois ele é finalizado com glitter e cola, do jeito que fazíamos nas aulas da pré-escola.

[YouTube via Motherboard]