O MacBook Air é um laptop incrível por muitas razões, mas nem de longe ele é bom para jogos. No entanto, este herói nerd simplesmente se recusou a aceitar as limitações do seu MacBook Air de 11 polegadas, e o transformou em um laptop para jogos – com a ajuda de um pouco de criatividade.

O MacBook Air é ruim para jogos pelas mesmas razões que é maravilhoso para pessoas comuns: ele é pequeno, leve e poderoso o suficiente para um usuário médio, sem qualquer peso extra para você carregar por aí. A ideia é que ele seja menos que ideal para jogos. Claro, a menos que se trate de uma pessoa insana com hardware sobrando.

Como podemos aprender com Larry Gadea, uma cadeia de adaptadores permitirá que você obtenha o desempenho extra para rodar jogos pesados. Usando uma placa de vídeo externa NVIDIA GTX 570, ele consegue impressionantes 90 fps em Borderlands 2 no vídeo acima. Sim, isto é na resolução fraquinha de 1366×768 do MacBook Air, mas segundo ele, tudo poderia funcionar até mais rápido ao conectar um monitor direto à placa de vídeo.

Como ele fez isso? Esta é a cadeia: NVIDIA GTX 570 eGPU -> PE4L PCI Express bridge -> Sonnet ExpressCard Pro -> entrada Thunderbolt do MacBook Air. O custo total da placa de vídeo e adaptadores é de aproximadamente US$ 250. Gadea explica neste post do Tech Inferno como configurou tudo.

Não é a primeira vez que um MacBook Air é usado em algo que exige mais potência do que ele tem a oferecer. Já vimos o ultrafino editando vídeo 4K – resolução bem acima do Full-HD – sem compressão, mas com uma placa de vídeo externa (RED Rocket) ligada via Thunderbolt. É uma solução semelhante à criada pela Sony para seu laptop Vaio Z: ele tinha um módulo adicional com placa de vídeo externa e conectividade USB 3.0, mas era bastante caro.

Embora este projeto seja bem divertido e inteligente, ele não é exatamente a solução mais prática do mundo. A bagunça complicada de cabos e adaptadores não é tão portátil quanto o MacBook Air, e sua tela 1366 x 768 dificilmente é otimizada para jogos. Sim, a conectividade Thunderbolt facilita na hora de conectar e desconectar tudo no laptop, mas isto é maravilhoso apenas por ser tão absurdo. [Twitter via MacRumors]