A China é conhecida por sua proeza em construir infraestrutura, e esta máquina é mais uma amostra do que eles são capazes. A SLJ900/32 se move de forma coordenada para erguer uma ponte ou viaduto, primeiro equilibrando o seu peso sobre as vigas, e depois colocando os segmentos da via.

Como explica o Engineering.com:

A máquina se desloca para a extremidade da ponte e se estende até a próxima viga com uma via temporária. Uma vez que a via esteja estável, a máquina se puxa para fora rebocando o novo segmento da ponte.

Depois que a SLJ900/32 estiver totalmente estendida e chegando à outra viga, a máquina desce o segmento da ponte, encaixando-o no lugar para a equipe de construção começar seu trabalho. Após o segmento ficar firme, o processo pode ser repetido.

A máquina foi criada pela Beijing Wowjoint Machinery Co, pesa 580 toneladas e tem dimensões 91,8 x 7,4 x 9 m. No vídeo abaixo, ela está construindo a seção entre Wanzhou e Chongqing, uma das áreas mais populosas da China. Mais de 100 gruas desse tipo foram encomendadas para uso na China nos últimos 15 anos.

Esta animação detalha como a máquina funciona: