_Smartphones

OnePlus One ganha novo sistema baseado em Android para dispensar CyanogenMod

Foi lançada a versão 1.0 do OxygenOS, o sistema operacional criado pela OnePlus para seus smartphones.

A OnePlus criou um smartphone que oferece ótimas especificações a um preço bem mais acessível que a concorrência. Ele roda CyanogenMod, a mais famosa ROM alternativa do Android, mas isso vai mudar: foi lançada a versão 1.0 do OxygenOS, o sistema operacional criado pela OnePlus para seus smartphones.

A ideia é que o OnePlus One e seus sucessores rodem software criado pela própria OnePlus, em vez de depender de outra empresa para o sistema operacional – o que já causou problemas.

Em dezembro, a Cyanogen assinou um acordo de exclusividade com a Micromax na Índia, atrasando a estreia da OnePlus no país. Quem comprou um OnePlus One na Índia não vai receber atualizações de software no CyanogenMod.

Para evitar problemas como esse, foi criado o OxygenOS: um sistema baseado no Android 5.0.2 Lollipop com alguns truques extras, como demonstra o vídeo abaixo.

O OxygenOS permite dar duplo toque para ativar a tela, ou desenhar um círculo para ativar a câmera; é possível adicionar, remover e mover as configurações rápidas que ficam na gaveta de notificações; e você ainda pode escolher se usa os botões físicos para Voltar/Home/Multitarefa, ou se usa os botões virtuais na tela.

Fora isso, a experiência é bastante próxima do Android padrão, o que pode desagradar quem estava acostumado com a pletora de opções no CyanogenMod. Felizmente, você pode instalar uma versão não-oficial – a OnePlus tem até um vídeo ensinando como instalar a ROM mais recente, baseada no Android 5.1.

A transição para o OxygenOS não será brusca. Por enquanto, você precisa instalar o sistema de forma manual; só depois que os bugs forem corrigidos, e que todos os recursos (como vídeo 4K) estiverem presentes, ele será distribuído para todo mundo. É preciso ir até oneplus.net/oxygenos para baixá-lo; neste link, um vídeo ensina como instalar.

Normalmente, é preciso ter um convite para que você possa comprar o OnePlus One. Mas nesta terça-feira (7), ele estará à venda em oneplus.net para todos durante 24 horas, a partir das 5h (horário de Brasília). A empresa não o envia para o Brasil, só para estes 34 países – a lista inclui os EUA e toda a União Europeia.

O smartphone é vendido em versões de 16 GB (US$ 299) e 64 GB (US$ 349). As especificações seguem abaixo. Rumores dizem que um sucessor chamado OnePlus 2 virá em breve. [OnePlus Blog]

Tela JDI de 5,5 polegadas com resolução 1080p
Processador Snapdragon 801 quad-core de 2,5 GHz
3 GB de RAM DDR3
Câmera traseira de 13 megapixels com sensor Sony Exmor, abertura f/2.0 e gravação de vídeo 4K e flash LED duplo
Câmera frontal de 5 megapixels
Bateria de 3.100 mAh
Wi-Fi dual-band AC, Bluetooth 4.1, GPS/GLONASS, NFC

Sair da versão mobile