O Vimeo está oficialmente lançando um novo player HTML5, que é 50% mais rápido que o anterior, que ainda usava Flash. Na verdade, você pode estar usando ele há meses sem perceber, já que ele foi colocado para funcionar aos poucos, para apenas alguns usuários, na surdina. Na prática, o player antigo, em Flash, só vai ficar disponível nos vídeos compartilhados no Facebook.

[vimeo 76979871]

Além disso, o Vimeo aperfeiçoou sua plataforma On Demand, que ainda está engatinhando. O serviço permite que criadores de conteúdo ganhem dinheiro. Agora, você pode cadastrar seus dados de pagamento e comprar vídeos diretamente pelo player, mesmo que ele esteja embedado em algum outro site.

Como grande parte do conteúdo inovador e independente do Vimeo vai parar em vários cantos da web, isto pode levar uma boa grana para quem faz os vídeos. Mais importante é, talvez, que isso ajuda o serviço a não precisar colocar propagandas antes dos vídeos. A empresa me disse que isso nunca vai acontecer. Mesmo? “Nunca, de jeito nenhum”, me disseram.

O novo player tem muitas coisas que podem ajudar a plataforma de usuários do Vimeo a se expandir, de melhorias nas ferramentas de compartilhamento a compatibilidade mais ampla. Do outro lado, o serviço está melhorando sua estrutura de codificação e compressão — se você fez algum upload por lá, recentemente, deve ter notado isso.

Nós adoramos o Vimeo — ele é o lugar para vídeos feitos com o coração. E, sem dúvidas, é ótimo ter uma plataforma melhor para trazer novos olhares para boas coisas que estão na internet.