Dentre milhares de apps disponíveis para smartphones, é de se esperar que alguns sejam de mau gosto (apps de peido para iPhone, alguém?). É o caso do Dog Wars, jogo gratuito para Android que simula uma briga de cães. O app foi recebido com críticas de entidades de proteção aos animais, como a PETA. Depois de sumir do Market, o app reapareceu como KG Dogfighting, custando agora US$4,99. Mas quem não quiser pagar, baixando a versão pirata fora do Market, pode ter uma surpresa desagradável.

Segundo a Symantec, um vírus foi escondido em uma versão antiga do “Dog Wars”, que não pode ser encontrada no Android Market. Depois que o usuário procura, baixa e roda a versão pirata (e infectada) do app, o Dog Wars acessa sua agenda de contatos e envia um SMS para todos, dizendo: “Sinto prazer em machucar animais pequenos, achei que você deveria saber”. Por fim, ele manda um torpedo para assinar um serviço de alertas via SMS da PETA, de proteção aos animais (o serviço funciona apenas nos EUA).

Como diz a Symantec: “não temos motivos para acreditar que a PETA teve algum envolvimento com este app” – é mais provável que alguém quis associar o app à entidade. Na época, a PETA respondeu ao lançamento do Dog Wars para Android com um app para iPhone, que destaca histórias sobre abuso de animais e convida a participar através de redes sociais, cartas a autoridades ou doações. Quanto ao Dog Wars com vírus, um porta-voz da PETA disse: “Não sabemos quem criou esta versão do app, mas achamos ser engenhosa.”

Não acho que esse “terrorismo” por app seja realmente necessário – é loucura, é como se um ativista entrasse numa loja de casacos de pele e os contaminasse com carrapatos ou algo do gênero. E, afinal de contas, ele coloca um vírus no seu smartphone (mesmo que de um app pirata). Mas não dá pra apoiar apps de mau gosto como esse, principalmente sendo pago. Nós oferecemos boas recomendações de jogos e apps – escolha o seu, e seja feliz. [Symantec via CNET via Life of Android]