Você já deve ter visto anúncios ou até mesmo feito pedidos para lanchonetes pelo WhatsApp. Em breve, essa forma de comunicação poderá ser autorizada pelo próprio aplicativo de mensagens, já que o WhatsApp anunciou nesta terça (5) a criação de um programa piloto para verificar contatos de negócios.

Empresas poderão agora se comunicar de forma oficial com seus clientes, informando desde a confirmação de entrega, ou voos, até a mensagem para verificação de dois fatores, o que excluiria a necessidade de mensagens SMS.

Atualmente chamado de WhatsApp Business for Small Business and Enterprise Solution, a novidade faz parte de um programa piloto que segue em fase de testes e, por enquanto, sem previsão de será disponibilizado para empresas — é bem provável também que o nome atual mude até o lançamento oficial do serviço.

No entanto, caso você veja uma badge de verificação verde ao lado do nome de um contato, isso significa que o WhatsApp verificou este número de telefone e este se trata de um perfil para negócios. Algo parecido com o que já é feito pelo Facebook e Twitter. No Brasil, o WhatsApp informa que o Itaú é o maior cliente a participar dessa fase inicial, então aguarde um anúncio oficial sobre essa norma forma de comunicação do banco em breve.

As conversas entre negócios e usuários serão criptografadas de ponta a ponta. Entretanto, algumas empresas podem usar terceiros para administrar suas mensagens, desta forma, estes também poderão ler suas mensagens.

Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, acredita que a nova aplicação irá simplificar a comunicação para negócios da mesma forma que simplificou para as pessoas. “Estamos entusiasmados em tornas possível conectar pessoas à empresas de maneira rápida e pessoal”, disse.

Segundo informações do WA Beta Info, que vazou imagens e algumas funções da novidade, perfis de negócios poderão determinar horários de funcionamento e mensagens automatizadas, para quando não estiverem disponíveis, por exemplo.

[O Globo, WA Beta Info]