A Whill Type-A é uma inovadora cadeira de rodas elétrica, que possui um mecanismo de controle único e até se conecta ao smartphone. Ela foi revelada há alguns meses e, como prometido, está em pré-venda – pelo menos se você estiver confiante no Kickstarter da empresa.

O controle para guiar a cadeira de rodas fica em um dos dois braços telescópicos. Você pode escolher entre um “mouse” (clique para a frente para avançar), um joystick ou um controle ergonômico, e trocá-los se quiser. É possível operar a cadeira com uma só mão, e trocar de braço o controle da cadeira.

Entrar e sair da Type-A também é fácil: o assento desliza para a frente, você senta e aperta um botão que o desliza para trás. Há tração nas quatro rodas, para a cadeira atravessar a maioria dos terrenos urbanos:

whill type a (2)

E as rodas dianteiras têm um design inteligente que as permite rolar para a frente, para trás e para os lados sem girar. Assim:

whill type a

O app para smartphone ainda está nos estágios iniciais. Há uma versão para iPhone, mas outras plataformas podem recebê-lo também. A equipe diz que o app se conectaria à cadeira via Bluetooth, e permitiria “controlar remotamente o dispositivo, localizar a estação de recarga mais próxima”, entre outros.

O Whill começou em 2011 como um dispositivo que daria um motor elétrico a cadeiras de rodas manuais; dessa forma, elas poderiam se mover sozinhas. Mas desde então, o projeto evoluiu para um dispositivo completo de mobilidade pessoal. A Whill Type-A foi criada por engenheiros japoneses que trabalharam na Nissan, Toyota, Sony e Olympus.

Para um dispositivo tão complexo, é surpreendente que os criadores da Whill Type-A queiram arrecadar só US$ 30.000 no Kickstarter. Mas eles explicam que o hardware já está praticamente pronto: “nós planejamos usar os fundos arrecadados nesta campanha para desenvolver um app de smartphone para o Whill”.

A cadeira de rodas está disponível por US$ 9.500, por enquanto apenas nos EUA e Japão, para entrega em dezembro. [Whill – Kickstarter]