É uma experiência que você deve conhecer: artigos na Wikipédia em português muitas vezes não citam fontes, são pequenos demais ou simplesmente têm estilo que não reflete o padrão da Wikipédia. Mesmo entre os problemas, é louvável ver que a enciclopédia gratuita está se esforçando para melhorar.

Mas como? Oona Castro explica à Folha. Ela é consultora da Wikimedia Foundation no Brasil, e deverá ser a diretora do escritório a ser aberto no país em até seis meses. Oona diz que terá dois objetivos: 1) fortalecer a comunidade de editores e 2) aumentar o número de leitores e usuários da Wikipédia e de outros projetos da fundação. O novo escritório deverá ficar em São Paulo, mas Oona também cogita o Rio; e a equipe deverá ser pequena, com apenas mais três ou quatro pessoas.

Este será o segundo escritório da Wikimedia fora dos EUA – o primeiro foi na Índia – mas deve ser temporário: segundo Oona, ele deve ficar aqui por apenas dois anos. Durante esse período, espero que a Wikipédia em português fique mais completa e confiável, e que fique mais fácil editar artigos – algo que o próprio Jimmy Wales prometeu há meses e ainda não chegou. A Wikimedia recebeu US$20 milhões em doações para este ano, e confio que vai gastar este dinheiro com sabedoria – o dinheiro vai para a Wikipédia, afinal. [Folha]

Foto por Daniel Duende Carvalho/Flickr