_Tecnologia

A Wikipédia fica sensacional e fácil de navegar com o WikiWand

O visual da Wikipédia é basicamente o mesmo de treze anos atrás, quando ela foi lançada. Há muitas propostas para um redesign da enciclopédia livre, mas nenhum chega aos pés do WikiWand, que você pode usar agora mesmo. O WikiWand converte páginas da Wikipédia em qualquer idioma, transformando-as disto… … nisto: Você pode acessá-lo diretamente […]

O visual da Wikipédia é basicamente o mesmo de treze anos atrás, quando ela foi lançada. Há muitas propostas para um redesign da enciclopédia livre, mas nenhum chega aos pés do WikiWand, que você pode usar agora mesmo.

O WikiWand converte páginas da Wikipédia em qualquer idioma, transformando-as disto…

nisto:

Você pode acessá-lo diretamente em wikiwand.com, ou usar uma extensão – para Chrome, Firefox e Safari – que redireciona todo link da Wikipédia para o WikiWand.

A fonte é diferente e maior, e o texto fica agrupado em uma coluna, facilitando a leitura. No lado esquerdo, fica o índice do artigo, melhorando a navegação em textos mais longos. E ao passar o mouse acima de links, surge uma prévia do que há neles.

Navegar pelas fotos também se torna uma experiência bem melhor:

E ele funciona bem no smartphone ou tablet:

Ele ainda promete ser até três vezes mais rápido que a Wikipédia comum se você usar a extensão; mas em nossos testes, ele demorou um pouco a mais para carregar. Se você quiser um design melhor e rápido, experimente o QuickiWiki, o “antecessor” do WikiWand – ambos foram criados pela mesma equipe.

O WikiWand é uma evolução da extensão Better Wikipedia. Ele foi lançado no início deste ano, mas só agora vem recebendo a atenção que merece. Este é o trabalho de uma pequena empresa sediada em Tel-Aviv, Israel, e comandada pelo empreendedor Saar Wilf – que investiu US$ 600.000 nela.

Esse dinheiro será usado para desenvolver apps para iOS e Android. Segundo o TechCrunch, a empresa planeja rentabilizar o WikiWand no futuro “integrando anúncios direcionados para livros-texto, artigos e aulas” – por enquanto, não há anúncios. Eles prometem doar 30% da receita à Wikimedia Foundation. [WikiWand via @FabioBracht]

Sair da versão mobile