_Windows

As novidades do Windows 10 em computadores e tablets

Central de notificações, menu Iniciar mais refinado e configurações unificadas são algumas das novidades do Windows 10 apresentadas pela Microsoft.

A Microsoft está mostrando um monte de novidades do Windows 10, nova e ambiciosa versão do seu principal sistema operacional. Já sabemos que ele será gratuito (yay!) e que a Cortana terá um lugar de destaque no sistema, mas além disso há outras coisas legais que já foram mostradas em Redmond. Vejamos algumas.

Central de notificações

Similar ao que existe no Windows Phone 8.1 Update, o Windows 10 para computadores e tablets também terá um lugar onde notificações e botões de configurações rápidas ficarão concentrados.

Diferentemente do sistema para smartphones, aqui ele fica na lateral direita. (Bateu uma nostalgia de leve ao lembrar do painel de widgets do Windows Vista. *Bate na madeira*.) Os botões de configurações rápidas ficam no rodapé do painel e as notificações podem receber comandos – dá para atender uma ligação do Skype por ali, ou aceitar alguém como amigo em redes sociais tocando apenas em um botão.

Ah, as centrais de notificações, do smartphone e computador/tablet, se comportarão de forma similar e serão sincronizadas.

Configurações unificadas

No Windows 8/8.1, o sistema tem duas áreas para mexer nas configurações, uma moderna e outra clássica, o velho Painel de Controle. No Windows 10 elas serão unificadas em uma só.

Até no visual as novas configurações parecem uma fusão entre as duas antigas. A organização e os ícones são parecidos com a das configurações modernas, mas a apresentação lembra o Painel de Controle. Menos redundância e menos lugares para procurar configurações nem sempre muito visíveis são coisa bem boas.

Menu Iniciar refinado

O menu Iniciar está de volta – e isso você já sabia. O que vimos de novo, aqui, é um acabamento mais refinado e um botão que expande o menu para a tela inteira. Além do Continuum, que reconhece o dispositivo/formato em uso e adapta a interface a ele, um botão permitirá que o menu seja expandido ou reduzido à sua forma clássica de acordo com a vontade do usuário.

O Windows 10 será atualizado na versão Preview para PCs na semana que vem. A versão final ainda não tem data para ser lançada; provavelmente saberemos mais sobre isso durante a conferência Build em abril.

Imagens via The Verge

Sair da versão mobile