_Windows

O que há de novo no Windows 10: apps para e-mail e calendário, Paciência e mais

Chegou uma nova versão do Windows 10 (build 10061), poucos dias antes de começar a conferência BUILD.

Chegou uma nova versão do Windows 10 (build 10061), poucos dias antes de começar a conferência BUILD. Da última vez que a Microsoft distribuiu uma atualização, recebemos o navegador Spartan. Agora, é a vez de um novo app semelhante ao Outlook para seus e-mails e compromissos.

O novo app Email permite deslizar mensagens para a esquerda ou direita a fim de arquivá-las, deletá-las ou marcá-las como importante – assim como no Outlook para iOS, Android e Windows Phone. Ele também incorpora a engine de renderização do Word para você inserir imagens, tabelas e cores.

Enquanto isso, o app Calendário ganhou uma interface mais intuitiva, permitindo criar compromissos e alternar entre modos dia/semana/mês mais facilmente.

O menu Iniciar, a barra de tarefas e a central de notificações adotaram um tema escuro por padrão. (Você pode mudar a cor e transparência nas configurações.)

No modo Tablet, os botões na barra de tarefas agora ficam maiores, e os apps não aparecem mais nela – você pode alternar entre eles deslizando a partir da borda esquerda. (É possível mudar isso indo nas configurações.) Para tablets com menos de 10 polegadas, este modo é ativado por padrão.

O recurso que permite adicionar múltiplas áreas de trabalho também recebeu alguns ajustes na interface. E para comemorar os 25 anos do jogo Paciência, ele vem pré-instalado no Windows 10. (Já existia uma versão para Windows 8, mas ela precisa ser baixada da Loja.)

Este mês, a Loja também foi unificada: nos países onde a Microsoft vende vídeos, aparece a aba “Filmes e TV”. Uma aba “Música” também vai aparecer nas próximas semanas.

Este build tem alguns bugs – é uma versão Preview, afinal – e o mais curioso deles é que você não pode abrir programas tradicionais a partir do menu Iniciar. O jeito é fixá-los na barra de tarefas e clicar neles para abri-los.

Para instalar o Windows 10, siga nosso guia aqui. Se você já instalou e quer atualizar, faça o seguinte: abra o menu Iniciar, digite “Windows Update” e clique em “Verificar atualizações”. Caso nada apareça, clique em Opções Avançadas e mude a caixa que diz “Lento” para “Rápido”.

Smartphones

O Windows 10 para smartphones também foi liberado este mês, trazendo o navegador Spartan, os apps Email e Calendário (semelhantes aos que chegaram agora para PCs), entre outros apps atualizados.

O build mais recente (10052) pode ser instalado em mais de vinte modelos diferentes de Windows Phone, incluindo os baratinhos Lumia 520 e 530 – a lista completa está aqui.

Para instalar, vá em insider.windows.com, inscreva-se no programa, baixe o app Windows Insider e baixe o preview mais recente do Windows 10. Se quiser voltar ao Windows Phone 8.1, siga estas instruções.

[Blogging Windows]

Imagens por WinBeta/YouTube

Sair da versão mobile