_Windows

Windows 10 na Build: Cortana mais esperta, tela de bloqueio inteligente e mais

Na conferência Build, a Microsoft liberou mais uma atualização para o Windows 10: o menu Iniciar ganhou efeito Aero Glass, apps foram atualizados, e mais.

Durante a conferência Build, a Microsoft liberou mais uma atualização para o Windows 10. A versão 10074 traz um menu Iniciar com transparência Aero Glass, uma Cortana mais inteligente e apps com nova interface.

Para instalar o Windows 10, siga nosso guia aqui. Se você já instalou e quer atualizar, faça o seguinte: abra o menu Iniciar, digite “update”, selecione o primeiro resultado e clique em “Verificar atualizações”. (Caso nada apareça, clique em Opções Avançadas e mude a caixa que diz “Lento” para “Rápido”.)

>>> Novidades do Windows 10 em abril: apps para e-mail e calendário, Paciência e mais

O novo menu Iniciar do Windows ficou melhor

Isto vazou há alguns dias, mas foi demonstrado no palco da Build 2015. O Menu Iniciar agora traz de volta a transparência Aero Glass, um recurso popular do Windows 7.

Por enquanto, a Microsoft está fazendo um teste A/B com os usuários: metade vai receber uma transparência normal, enquanto a outra metade verá a transparência semelhante a vidro de versões anteriores do Windows. “Se os Windows Insiders gostarem bastante desse efeito blur, vamos adicioná-lo a mais áreas e até consideraremos torná-lo a transparência padrão”, diz Gabe Aul no blog oficial do Windows.

Além disso, este Menu Iniciar 2.0 ganhou blocos dinâmicos que se atualizam com uma nova animação em 3D, e sugestões inteligentes de novos apps para instalar. Gabe explica que este recurso é opcional, e será distribuído ao longo do tempo – ou seja, pode não estar disponível para você ainda.

A tela de bloqueio do Windows 10 é mais que apenas uma senha

O novo Windows Spotlight é um recurso opcional que fica na tela de bloqueio: ele troca a imagem de fundo e exibe diferentes informações ao longo do dia.

Você também pode treinar a nova lockscreen para saber do que você gosta e não gosta. Viu uma imagem particularmente bonita? Clique “Gostou do que viu?” no canto superior direito, diga sua opinião, e o app continuará trabalhando para fornecer informações e fotos que mais lhe agradem.

Além disso, o Spotlight serve como uma espécie de tutorial. Joe Belfiore demonstrou na Build como o Windows sabe quais serviços você vem usando no sistema operacional: se você não usar a Cortana por algumas semanas, a tela de bloqueio vai mostrar informações sobre ela, e ensinar como usá-la. É como um Clippy menos invasivo e (espero) mais útil.

A Cortana no desktop está mais esperta

A Cortana no desktop está ficando ainda melhor. A assistente de voz pode executar comandos usando apps de terceiros: por exemplo, Belfiore disse “Iniciar uma conversa com Terry Myerson no Viber” e a Cortana abriu a janela de bate-papo solicitada.

Ela pode até mesmo entender o comando “Ei, Cortana, diga a Terry Myerson que vou me atrasar usando Viber”. A assistente cria a mensagem, removendo os comandos, e pergunta se a mensagem está pronta para ser enviada. Diga “sim”, e pronto.

Agora a Cortana também usa o Bing para responder instantaneamente a certas perguntas em inglês, por exemplo:

Calculadora: “48*92”
Conversão de unidades: “42 ft in meters”
Dicionário: “define astounding”
Informações: “how tall is brad pitt”
Previsão do tempo: “Seattle Weather”
Horários de cinemas: “movies near me”
Horário em outras cidades: “time in London”
Status de voo: “UA 238”
Ações: “MSFT stock”
Bate-papo: “tell me a joke”

Microsoft Edge é o nome oficial para o Project Spartan

A Microsoft anunciou que o Edge será o novo navegador padrão do Windows 10, deixando o Internet Explorer de lado (ele virá com o sistema apenas por questões de compatibilidade).

Ele possui uma nova engine de renderização, nova interface, mas um logotipo bem semelhante ao do IE, talvez para evitar confusão entre usuários menos experientes:

O Edge terá uma nova aba com notícias e sugestões de apps (assim como na tela de bloqueio com o Spotlight). Ele também poderá rodar extensões feitas para Firefox e Chrome com poucas modificações no código. Só espero que elas não deixem o navegador tão pesado quanto na concorrência.

E mais melhorias

O app do Xbox recebeu uma atualização notável: ele ganhou o recurso Game DVR, que permite gravar vídeos dos jogos que você rodar no PC. A Microsoft explica:

Para exibir a barra Game, pressione Windows+G. Clique em “Gravar isto” para salvar os últimos 30 segundos de jogo, ou apenas pressione Windows+Alt+G. Além disso, você pode iniciar e parar manualmente a gravação de um vídeo clicando no botão “Gravar” na barra Game, ou pressionando Windows+Alt+R.

Nas configurações, você pode mudar a duração e qualidade desses vídeos. Também é possível tirar capturas de tela pressionando Windows+Alt+PrtScr (para salvar as imagens no app do Xbox) ou clicando em “Captura de tela” na barra Game.

Isso ainda não funciona com todos os jogos, pois alguns bloqueiam a tecla Windows, e outros rodam em um modo tela cheia que não deixa a barra do Xbox aparecer.

O app Música foi atualizado para a nova interface do Windows 10, com “uma experiência mais imersiva na área Reproduzindo Agora com um modo de tela cheia”, segundo a Microsoft.

O novo app Vídeo também ganhou uma nova interface, e está integrado à loja de filmes e séries da Microsoft (não disponível no Brasil).

E o Windows 10 tem alguns sons novos, reunidos neste vídeo:

A Microsoft também liberou a primeira prévia do Windows 10 para o Raspberry Pi 2, um computador portátil quad-core de US$ 35. O sistema foi adaptado para dispositivos de baixo custo e especificações limitadas, e será oferecido de graça; você pode baixá-lo aqui.


Durante a Build, houve uma omissão notável: a fabricante de chips AMD deixou escapar na semana passada que o Windows 10 será lançado no final de julho, mas a Microsoft não confirmou nem negou a data. Assim, o mistério continua.

O que sabemos: o Windows 10 parece melhor do que nunca, e ele será gratuito para quem está no Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone.

Para não pagar nada pelo Windows 10 no PC, você precisa baixá-lo durante o primeiro ano de seu lançamento – ou seja, até o terceiro trimestre de 2016. Se você fizer isso, vai receber atualizações durante toda a vida do seu PC: “uma vez que um dispositivo com Windows estiver atualizado para o Windows 10, vamos continuar a mantê-lo atualizado por toda a vida do dispositivo – sem nenhum custo”, disse Terry Myerson em janeiro.

Sair da versão mobile