Windows 10 será o único sistema da Microsoft que rodará em alguns processadores do futuro

Segundo a Microsoft, alguns processadores do futuro - como os que serão lançados em 2016 - só serão compatíveis com o Windows 10.

Se você achava que os dias de processadores incompatíveis com sistemas operacionais tinham ficado para trás, você estava enganado. Sem muito alarde, a Microsoft anunciou que alguns dos futuros chips do mercado só rodarão o Windows 10 – isso, claro, se você optar por usar a plataforma da Microsoft.

Em um post em seu blog oficial, o vice-presidente executivo da divisão de Windows e Dispositivos da Microsoft explicou:

No futuro, com a introdução de novas gerações de silício, elas vão exigir a plataforma mais recente Windows do momento para suporte. Isso nos permite focar em uma integração mais profunda entre Windows e o chip, mantendo a confiabilidade e compatibilidade máxima com as gerações anteriores da plataforma e dos chips. Por exemplo, o Windows 10 será o único Windows suportado nos futuros Intel “Kaby Lake”, com os Qualcomm “8996”, e com os AMD “Bristol Ridge”.

A ideia é preparar uma transição firme das antigas arquiteturas de 32-bit para as mais avançadas de 64-bit, em vez de fazer aos poucos. Certamente não significa que você só conseguirá usar o Windows 10 nos novos processadores, no entanto: a Microsoft diz que você poderá rodar “Windows 10 em qualquer chip, Windows 7 nos de entrada projetados para ele, ou em um dispositivo na lista de suporte.”

E também não elimina completamente a possibilidade de usar outros sistemas operacionais. Que tal o Linux?

[Microsoft via Gizmodo Australia]

Imagem via Cliff Johnson sob licença Creative Commons

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas