_Windows

Windows 8.1 Update 1: o retorno do mouse

Durante a keynote de abertura da conferência Build hoje, a Microsoft anunciou oficialmente o Windows 8.1 Update 1, que é basicamente um pacote de pequenas modificações para pessoas que querem abrir mão da otimização para touchscreen e usar o sistema operacional principalmente com teclado e mouse. Nesta atualização, a interface do 8.1 foi levemente retrabalhada […]

Durante a keynote de abertura da conferência Build hoje, a Microsoft anunciou oficialmente o Windows 8.1 Update 1, que é basicamente um pacote de pequenas modificações para pessoas que querem abrir mão da otimização para touchscreen e usar o sistema operacional principalmente com teclado e mouse.

Nesta atualização, a interface do 8.1 foi levemente retrabalhada para facilitar a vida de quem não tem touchscreen. Uma coisa que todos vão amar é o retorno da barra de tarefas como aspecto central da navegação na tela de apps Metro. Quando você passar o mouse pela parte de baixo da tela, eis a sua barra de tarefas.

Algumas outras funcionalidades confirmam alguns rumores e vazamentos recentes. Os apps na interface Metro agora também podem exibir uma barra superior com opção de fechar e minimizar um app – como em qualquer software em destktop. Também é possível fixar apps Metro na barra de tarefas, e a tela Iniciar ganhou atalho para desligar ou reiniciar o computador.

O Windows 8.1 Update 1 será disponibilizado gratuitamente a partir do dia 8 de abril – terça-feira da semana que vem – e poderá ser baixado por usuários do Windows 8 e 8.1.

Apps universais

Eis um momento que esperamos há muito tempo. A Microsoft anunciou apps universais para Windows que funcionam em todos os dispositivos. E, o melhor de tudo, você pode comprar o app mais barato e ele funcionará em qualquer lugar. Eles rodarão no desktop, tablet, Windows Phone e Xbox One.

Os apps universais de Windows vão usar recursos de dimensionamento de interface de usuário para (ao menos teoricamente) se encaixar em qualquer tela; é aqui que o design de interface uniforme começa a ganhar força.

Também é uma boa maneira de levar usuários de desktop à Windows Store (que vai destacar apps universais), e para convencê-los a usar apps em vez de softwares tradicionais ao oferecer a funcionalidade multiplataforma como um bônus.

Os detalhes ainda são escassos, mas o conceito é promissor. Uma experiência unificada é algo que esperamos da Microsoft há tempos.

Colaborou: Eric Limer

Sair da versão mobile