Lançado no fim de outubro de 2010, o Windows Phone 7 prometia uma loja com crescimento exponencial de sua loja de apps, que, à época, foi anunciada com mil apps. Agora, em julho de 2011, a loja de aplicativos da Microsoft ultrapassou oficialmente a casa dos 25 mil apps. E o ritmo de inclusões é empolgante para quem pretende esperar a plataforma chegar ao Brasil.

Os números do Windows Phone Marketplace são interessantes para quem acredita na plataforma: em março, o melhor mês da história da loja, 13 mil apps foram adicionados. Abril, mesmo com números mais modestos, teve a adição de 3 mil apps. No bolo dos atuais 25 mil, 51% são gratuitos, e os pagos têm média de preço de US$1,48. Diariamente, mais de 100 apps são publicados pelos mais de 40 mil desenvolvedores já cadastrados.

Mas nós sabemos que só números não são o mais importante: o Android Market, por exemplo, continua crescendo, mas a qualidade de grande parte dos apps é muito discutível e achar coisas realmente boas requer tempo e paciência. Mas como a Microsoft fez questão de oferecer ferramentas para conversão de apps de iOS e Android para o WP7, facilitando a vida de muitos desenvolvedores, podemos esperar coisas boas nos próximos passos da loja — que talvez chegue lotada de boas opções quando o sistema for lançado no Brasil, lá para o fim do ano. Ah, e já que falamos de apps: o iPad atingiu a marca de 100 mil aplicativos. Com esse mar de opções, ainda dá para viver sem eles? [WinRumors]