O Windows Phone 8.1 foi anunciado oficialmente em abril, trazendo ótimas novidades como a assistente pessoal Cortana, central de notificações, teclado swipe e mais. E a partir de hoje, ele começa a chegar oficialmente aos Lumias.

Você pode acompanhar neste link se seu aparelho já recebeu a atualização Cyan, que traz o Windows Phone 8.1 e algumas novidades exclusivas para os Lumias. Você também pode ir em Configurações > Atualização do telefone e tocar em “Verificar atualizações”.

>>> [Review] Windows Phone 8.1: mais prático, mais esperto e melhor do que nunca

Por enquanto, no Brasil só o Lumia 925 foi contemplado, mas é questão de tempo até que os outros modelos recebam o update. Claro, se você quiser, pode seguir um processo bem simples para instalar a versão Preview agora mesmo.

A Microsoft reúne neste link as novidades do Windows Phone 8.1. Entre elas, temos:

  • tela inicial mais personalizável, com uma terceira coluna de blocos dinâmicos e imagem como plano de fundo paralaxe;
  • central de ações, que reúne notificações de apps e configurações rápidas;
  • teclado com escrita gestual, que permite digitar deslizando pelas letras;
  • o app Sensor de Wi-Fi, que se conecta automaticamente a hotspots públicos, e permite compartilhar o acesso à sua rede Wi-Fi com amigos que também usem Windows Phone;
  • busca universal no celular, incluindo e-mails, contatos, configurações, apps, músicas e mais;
  • controle de volume com opções separadas para ringtones e apps;
  • sincronização com o Windows 8 de abas do Internet Explorer e senhas/configurações de apps universais.

Um changelog mais exaustivo está neste link. A Cortana talvez seja a maior novidade, recebendo comandos de voz para fazer de tudo; no entanto, ela só está disponível em inglês. Você pode ativá-la seguindo esses passos:

– vá em Configurações > Idioma, toque em “Adicionar idiomas”, escolha “English (United States)” e toque em “Reiniciar telefone”;

– se o inglês já estava na lista de idiomas ativos, então toque e segure a opção “English (United States)”, toque em “Mover para cima” e depois em “Reiniciar telefone”;

– ative a Cortana segurando o botão Pesquisar, ou indo até a lista de apps e tocando em “Cortana”.

Com a Cortana ativa, você também pode ativar o modo silencioso, para desativar avisos sonoros, alarmes e barras de notificação durante certas horas – permitindo que só certos contatos interrompam o seu sono, por exemplo.

O Lumia Cyan também traz algumas novidades para a Nokia Camera (interface simplificada para editar fotos), Creative Studio 6 (filtros e ferramentas de edição), e Storyteller (criação de vídeo reunindo fotos), mais um hub Dispositivos que lista quando e onde você usou cada acessório do seu Windows Phone pela última vez.

O Lumia 1520 e Lumia Icon ganharão melhor qualidade nas fotos, com maior desempenho de cores e em pouca luz, autofoco contínuo e suporte melhorado a RAW. E quem é dono de um Lumia 520/525/620/720 também ganha acesso gratuito ao HERE Drive+.

A Microsoft vai distribuir a atualização Cyan para todos os Lumias com Windows Phone 8 “nas próximas semanas”. [Nokia Conversations via Manual do Usuário]

Atualizado às 14h50