A biografia de Steve Jobs diz que ele estava “disposto a abrir uma guerra termonuclear” contra fabricantes do Android que violam patentes da Apple. No entanto, agora que Jobs se foi, a Apple parece disposta a negociar com Motorola e Samsung.

De acordo com o Wall Street Journal, a Apple está disposta a fazer acordo extrajudicial em troca de royalties de licenciamento por suas patentes. Ela quer entre 1% e 2,5% do preço líquido de cada aparelho, ou US$5 a US$15 por unidade – aproximadamente o que a Microsoft recebe de fabricantes de Android por usarem suas patentes.

Mesmo que isto faça Jobs se revirar no túmulo, a proposta da Apple é bem prudente. Tanto Motorola como Samsung poderiam levar essa batalha judicial por muito tempo. E dado que a Apple não depende desta receita de patentes para continuar funcionando, faz mais sentido fazer acordo que arriscar ir aos tribunais e ver suas patentes invalidadas, o que enfraqueceria a Apple em disputas futuras. Mas se as patentes da Apple – principalmente as de software – não forem fortes o bastante, quem sabe os tribunais devessem mesmo dar uma olhada. [WSJ via The Verge]