Organizar as suas tarefas em listas é uma das dicas mais antigas e, não por acaso, eficientes de organização pessoal. Elas dão uma visão ampla das pendências e permitem quebrá-las em tarefas menores, facilitando o seu trabalho.

Embora muita gente ainda prefira a velha dupla papel e caneta, não faltam opções digitais com muitas vantagens em relação a esse método arcaico. De simples post-its virtuais na área de trabalho até aplicativos elaborados que trabalham em conjunto com metodologias mais complexas, como o GTD, o cardápio é farto. O meu favorito, porém, é um app flexível, multiplataforma, que conversa com a nuvem e com amigos e colaboradores, e que, hoje, chegou à segunda versão: o Wunderlist.

Em setembro a 6Wunderkinder, dona do Wunderlist, anunciou uma mudança no futuro da empresa. O Wunderkit, projeto mais ambicioso com foco em grupos de trabalho lançado alguns meses antes, foi descontinuado. Com razão — era ruim. O foco passou a ser no Wunderlist 2, a nova versão do produto mais popular deles. O objetivo? Apps nativos para todas as plataformas onde ele estava disponível.

O que há de novo?

A consolidação desse esforço de quase três meses pode ser vista hoje. O novo Wunderlist 2 está maravilhoso — pelo menos onde consegui usar, no Android; aparentemente os servidores estão sobrecarregados e as versões para Windows e web estão dando erro no login. No sistema móvel do Google as mudanças saltam à vista, incluindo o trabalho de reengenharia nas entranhas do app. Ele está definitivamente mais rápido. Muito rápido.

Além do aumento na velocidade, o Wunderlist ganhou novos recursos, alguns há muito pedidos pelos usuários. As tarefas agora aceitam subtarefas, lembretes recorrentes e durante o processo, antes do prazo final. Foram incluídas listas inteligentes/dinâmicas, a colaboração com outras pessoas está mais simples e agora todas as atividades que rolam nas suas listas ficam concentradas em uma central de notificações. Visualmente o app está mais elegante, com novas imagens de fundo e detalhes melhor trabalhados. É uma evolução pra lá de bem-vinda que cobre não só as áreas que o app anterior ocupava, mas capaz também as que o finado Wunderkit se dispunha a estar.

Wunderlist 2.

O Wunderlist 2 está disponível para iOS, Android, Windows, OS X e na web. Ele é totalmente gratuito, guarda suas listas na nuvem (servidores da Amazon, com criptografia) e sincroniza tudo em tempo real de forma bem discreta. É um app sensacional — como as screenshots acima mostram, uso muito ele para organizar algumas pautas mais elaboradas no Giz e para manter outras tarefas pessoais em dia. Se uma das suas resoluções para 2013 é ser mais organizado, faça um favor a si mesmo e baixe este app. As chances de você, enfim, cumprir uma promessa de começo de ano aumentarão bastante.