Já faz algum tempo que empresas nos prometem smartphones com telas flexíveis, mas até agora nada de eles chegarem às lojas. Uma nova tecnologia desenvolvida pela Xiaomi pode finalmente colocar em nossas mãos aparelhos realmente dobráveis.

Este protótipo de tela flexível é um vislumbre de como será seu celular no futuro

Um vídeo postado no site chinês YouKu mostra uma tela rodando o Android com a interface MIUI 8 da Xiaomi funcionando perfeitamente, mesmo quando o usuário a flexiona. Ela pode ser dobrada para frente ou para trás, assim como para a esquerda ou direita.

Como destaca o Gizmochina, não há sinais de que se trate de algum fake e a tela parece ser autêntica. E, como as telas flexíveis sofrem dificuldade para produção em massa e de preços altos, é pouco provável que vejamos ela em algum aparelho em um futuro próximo. Ou a Xiaomi pode surpreender o mundo inteiro e colocá-la no Xiaomi Note 2, o próximo high-end que deve ser anunciado pela chinesa.

xiaomi-flexivel-1

Apesar de a Xiaomi aparentemente estar bastante adiantada no desenvolvimento de telas flexíveis, ela não é a única empresa brincando com essa tecnologia: a Samsung há tempos fala em lançar smartphones dobráveis (a promessa atual é para 2017), enquanto a Lenovo até apresentou protótipos de gadgets flexíveis há alguns meses.

[Gizmochina via Exame]