O YouTube acaba de ganhar diversas novas funções, como retomar upload de arquivos grandes e editar vídeos para incluir efeitos e texto. O YouTube não é nenhum Sony Vegas, mas sendo a maior plataforma online de vídeos, é ótimo ver que podemos editá-los lá mesmo, e de forma cada vez mais fácil e poderosa.

Os usuários do YouTube poderão usar duas novas ferramentas de edição: Vlix e Magisto. O Vlix permite adicionar efeitos e texto no começo e fim dos seus vídeos, enquanto o Magisto quebra um vídeo grande em vários clipes menores.

Agora, você também pode converter seus vídeos em 2D para 3D – o YouTube tem suporte a vídeos 3D há um bom tempo, inclusive. Não sei por que você iria querer fazer uma conversão assim, mas agora você pode.

Enviar arquivos de vídeo grandes ficou mais fácil: o Chrome, Firefox 4+ e Internet Explorer (neste caso, com Silverlight) permitem enviar arquivos de até 20GB sem usar o uploader avançado, e você pode retomar downloads parados ou cancelados, sem reenviar tudo. Finalmente!

Por fim, o YouTube já permitia enviar arquivos com mais de 15 minutos de vídeo. Não todo mundo, claro, só usuários com bom histórico – ou seja, que não violam direitos autorais. Agora, o YouTube pede a eles uma verificação simples de conta, enviando um código via SMS (que você digita no site) para garantir que a conta está ativa, e assim permitir que você envie mais de 15 minutos de vídeo. De novo: isso só vale para quem respeita os direitos autorais. [YouTube via TechCrunch]