Você só deve usar o YouTube para ver vídeos engraçados (como os que postamos aqui!), mas saiba que ele pode ser muito mais útil: o Google lançou o YouTube Educação, que reúne 8.000 aulas para o ensino médio.

São vídeos em português, criados por professores brasileiros de 26 canais. Por enquanto, há cinco temas: biologia, física, língua portuguesa, matemática e química. O Google pretende incluir vídeos para ensino fundamental e superior no futuro.

Os vídeos foram selecionados por 16 profissionais com experiência em educação, formados por algumas das melhores universidades do país, como PUC, Unicamp e USP. Se você é professor e tem um canal educativo, pode enviar aqui uma solicitação para participar do YouTube Edu.

Esta é uma parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que “busca melhorar a qualidade da educação pública no Brasil”. Eles também traduzem para o português os vídeos da Khan Academy, que fornece mais de 3.000 vídeos educacionais, exercícios e palestras. Este método educacional é usado pelos filhos do Bill Gates, e a iniciativa recebeu doações milionárias de Gates e do Google.

Não é a primeira vez que o Google aposta em educação no Brasil: em outubro, a empresa ofereceu aulas preparatórias para o Enem, por exemplo. E somos o segundo país a receber o YouTube Educação – ele foi lançado nos EUA em 2009. Confira todos os vídeos aqui: [YouTube Edu via Folha]