De acordo com a Billboard, o YouTube quer fazer um serviço de música por assinatura. Haverá a opção de streaming gratuito (que deve ser diferente do YouTube em si), e uma opção paga que será como o Google Music All Access. Basicamente, todo mundo quer ter um serviço próprio de música!

O streaming do YouTube deve ser voltado (mas não exclusivo) para dispositivos móveis porque, bem, se você quiser ouvir o YouTube no seu computador, é só abri-lo. No celular e tablet, alguns vídeos são restritos.

A Billboard descreve assim o serviço de música do YouTube:

A opção gratuita provavelmente dará acesso ilimitado e sob demanda a faixas completas em todas as plataformas, incluindo celular, disseram várias pessoas que conhecem o serviço proposto. Nesse sentido, a opção paga será mais um “soft sell” [o YouTube não deve insistir que você a adquira], já que o principal objetivo do YouTube ainda é acumular visualizações na sua plataforma móvel para vender anúncios.

O YouTube já é usado para ouvir música e assistir vídeos de música, porém às vezes (ou muitas vezes) ela é interrompida por propaganda – esta nova experiência pode ser melhor. Pelo que a Billboard diz, ninguém vai insistir que você “assine agora!”, mas pode ser meio estranho ver a opção de pagar por algo que eles mesmos oferecem de graça.

E sim, o Google já oferece vários serviços de música: guarda seus MP3 e vende músicas através do Google Music; e oferece streaming através do All Access. Mas a empresa é conhecida por duplicar seus serviços: por exemplo, você pode alugar filmes no Google Play e também no YouTube.

Um porta-voz do Google diz, no entanto: “não temos nada para anunciar neste momento”. [Billboard]

Foto por jm3/Flickr