Depois de anunciar a novidade em junho do ano passado e disponibilizá-la para iOS em dezembro, o YouTube finalmente traz aos usuários de Android a possibilidade de assistir a vídeos com o player dinâmico da plataforma, que se ajusta a diferentes proporções, dependendo do conteúdo.

• Assistir vídeos gravados na vertical no YouTube será menos doloroso agora
Novas diretrizes do YouTube são simples para famosos, mas pesadas para criadores pequenos
YouTube Go vai permitir que você veja quase todos os vídeos offline

Agora, ao encontrar um vídeo gravado na vertical no YouTube, a rede fará o trabalho necessário para encaixá-lo da melhor maneira na tela do seu celular – é o fim das barras pretas que preenchiam as telas nos vídeos gravados na vertical.

Além de vídeos neste formato, o YouTube vai adaptar também conteúdo em proporções quadradas, comuns no Facebook e Instagram.

Como explica o 9to5Google, vídeos quadrados e verticais preencheram toda a tela, com o título e informações localizados no rodapé. Caso você deslize o vídeo para baixo – para ver o conteúdo sugerido, por exemplo, o vídeo diminuirá para caber na tela enquanto você visualiza estas informações.

Os vídeos gravados por celulares nos apresentaram a novas maneiras de consumi-los, assisti-los e gravá-los. Não há como negar que gravar conteúdo na vertical é muito mais confortável para as nossas mãos, e plataformas como o Snapchat popularizaram esse formato de vez – que foi em seguida copiado pelo Instagram e os demais produtos do Facebook, tornando essa forma de gravar e ver vídeos ainda mais popular.

O Google até tentou convencer o usuário a gravar da maneira mais adequada para assistir o vídeo, mas desistiu da ideia há alguns anos.

Uma emissora de televisão brasileira tenta popularizar o vídeo gravado na horizontal, mas talvez seja a hora da TV também se adaptar ao usuário. É como diz o ditado: se não pode vencê-los, junte-se a eles.

[9to5Google]