Se você tem uma televisão com acesso à internet, um Xbox 360, um PS3 ou mesmo um monitor grande, temos uma boa notícia para você: o YouTube tem uma nova interface otimizada para exibição em telas grandes. E você pode testá-la agora mesmo.

Basta visitar youtube.com/tv, e apreciar a nova interface do YouTube TV. Se você está no computador, também é possível abrir um vídeo do YouTube, clicar com o botão direito nele, e escolher a opção “Pop-Out”.

Agora há novos botões para pausar, avançar, retroceder, buscar e visitar uma bela homepage, com sugestões de vídeos, configurações e diversas categorias. E o mais legal de tudo: você pode usar seu smartphone como controle remoto.

Como? Vá até “Parear dispositivo”, que está no menu “Login e configurações”, acesse youtube.com/pair no navegador do seu celular, digite o código de 9 dígitos que aparece na sua TV/monitor, dê um nome ao dispositivo e pronto, você pode navegar pelo YouTube em seu smartphone e ver os vídeos na tela da sua televisão.

Isso é mais fácil ainda se você tem uma Google TV: ele conecta automaticamente os Androids que estão na mesma wi-fi que o televisor.

Mas fica o aviso: a navegação foi pensada para o teclado, e fica bem difícil usar o mouse – afinal, é um serviço pensado para TVs.

O YouTube TV substitui o Leanback, primeiro produto pensado para ser a  ponte entre o serviço de vídeos do Google e a TV da sua sala, e foi uma ótima mudança. O que você achou? [YouTube TV via Google Operating System]