Ao falar em joguinho casual-social, que empresa lhe vem à mente? A Zynga, ou pelo menos um dos seus grandes sucessos — FarmVille, CityVille, Mafia Wars, Words With Friends… A hegemonia foi abalada recentemente pelo sensacional Draw Something, da OMGPOP, que inclusive já passou o Words With Friends no uso do Facebook para autenticação de usuários. A Zynga tinha como possíveis saídas fazer um clone ou comprar a concorrente. Optou pela segunda.

A aquisição da OMGPOP pela Zynga foi anunciada hoje, durante uma conference call. O negócio foi avaliado em US$ 210 milhões, segundo o AllThingsD, sendo US$ 30 mi para manter os mais de 40 funcionários da OMGPOP no barco.

Draw Something não é o único jogo da OMGPOP, mas é de longe o mais popular — em cinco semanas, ele teve nada menos do que 20 milhões de downloads. A brincadeira colaborativa consiste em desenhar o que o sistema sugere de modo que seu companheiro consiga adivinhar o desenho, e vice-versa. O jogo é freemium, ou seja, gratuito, mas com diversos itens e recursos compráveis dentro do próprio app. Além de desbancar o Words With Friends da liderança no uso do Facebook para autenticação de jogadores, é, hoje, o jogo mais baixado e vendido na App Store. Ele também está disponível para Android, embora não apareça com destaque nos rankings do Google Play.

No post onde anuncia a aquisição, Dan Porter, CEO da OMGPOP, diz que “da mesma forma que Draw Something é um jogo colaborativo onde dois jogadores trabalham juntos e se divertem muito, esperamos replicar esse mesmo espírito com a OMGPOP e a Zynga. Isso será ‘drawsome’!”.

A princípio nada muda em Draw Something. [Zynga, via AllThingsD via HuffPost]