_Apple

10 anos do primeiro iPhone: esta interface poderia ter sido o primeiro iOS

O iPhone está completando 10 anos. E antes de ser apresentado naquele 9 de janeiro de 2007 muitas ideias sobre a interface passaram pela cabeça dos engenheiros. Uma delas é essa baseada no iPod, com uma Click Wheel embutida na tela – dizem que ela quase superou o iOS. As imagens do protótipo foram obtidas […]

O iPhone está completando 10 anos. E antes de ser apresentado naquele 9 de janeiro de 2007 muitas ideias sobre a interface passaram pela cabeça dos engenheiros. Uma delas é essa baseada no iPod, com uma Click Wheel embutida na tela – dizem que ela quase superou o iOS.

As imagens do protótipo foram obtidas por Sonny Dickson. E ainda bem que isso nunca virou realidade.

• Descanse em paz, click wheel: uma história visual dos iPods
• A fabricação do iPhone provavelmente nunca vai ser feita nos Estados Unidos

Segundo Dickson, esse sistema era conhecido internamento como AcornOS e a tela de início mostrava uma fofa bolota preta e branca. Por algum motivo, ele não mostra muito do dispositivo protótipo em si (por que está tão escuro?) mas passa bastante tempo brincando com a interface.

Além da Click Wheel, que ocupa cerca de metade da tela, o suposto software também possui uma interface de usuário orientada por menus. Quem já teve um iPod antigo vai achar isso bem familiar.

Para provar que se trata de um protótipo legítimo, Dickson indica uma patente registrada pela Apple em 2006 para um “dispositivo portátil multi-funcional”, que inclui uma Click Wheel.

Fica aberta a discussão se este é ou não um protótipo real – ou alguma interface inventada por um fã. Mas vale notar que quando Steve Jobs estava desenhando o iPhone original, ele colocou dois nomes importantes da Apple – Tony Fadell e Scott Forstall – para debater a melhor solução para um sistema operacional móvel. Foram apresentadas duas ideias: aumentar o sistema do iPod ou criar uma versão compacta do Mac.

Forstall que era o líder da equipe do Macintosh, se saiu melhor. Fadell, que liderava o time do iPod, perdeu a disputa.

[Sonny Dickson via Mac Rumors]

Sair da versão mobile