Nós costumamos pensar em demolição como algo destrutivo: dinamite, poeira e fogos de artifício. Mas como um artigo do New York Times descreveu recentemente, as demolições em cidades densas são, com cada vez mais frequência, operações discretas.

O artigo descreve a lenta demolição do Akasaka Hotel, em Tóquio, de 40 andares, que foi desmontado pedaço a pedaço a uma taxa de dois andares a cada dez dias. O prédio foi construído em 1982 por Kenzo Tange, um venerável modernista muito admirado por historiadores e arquitetos – e um dos motivos que fez a demolição discreta parecer uma boa ideia. “Nós não queríamos que as pessoas pudessem ver o processo de demolição”, o gerente de desenvolvimento disse ao NYT. “O nível de barulho é 20 decibéis menor do que da forma convencional, e há 90% menos poeira na área.”

Deixando a discrição de lado, existem muitas demolições no estilo clássico que ainda acontecem pelo mundo, seja isso bom ou ruim. Após o Architizer listar algumas delas na semana passadas, colocamos algumas das nossas preferidas junto. Existem diversos vídeos e GIFs legais por aí, então deixem sugestões também nos comentários:


O New Frontier Hotel, em Las Vegas, foi demolido em 2007 aos 65 anos de idade

ku-xlarge


O Cinergy Field, campo do Cincinnati Reds e Bengals desde 1970, foi demolido em 2002. A explosão durou apenas 37 segundos

ku-xlarge (1)


As chaminés da Asarco em El Paso, Texas, exigiram 130.000 kg de explosivos

ku-xlarge (2)


As torres de resfriamento da Estação de Energia da Cidade do Cabo foram demolidas em 2010

ku-xlarge (3)


A demolição de um conjunto habitacional público francês em Vitry-sur-Seine, em 2010

ku-xlarge (4)


Outro conjunto habitacional desmorona

ku-xlarge (5)


Este prédio desconhecido foi parcialmente desmontado antes de ser demolido

ku-xlarge (6)


Outro conjunto habitacional sendo demolido, em 2010, com um colapso incomum

ku-xlarge (7)


O Kingdome Stadium, em Seattle, foi demolido em 2000 e até hoje é a maior estrutura do mundo a ter sido destruída com dinamite

ku-xlarge (8)