_Dicas

10 web apps minimalistas que fazem (muito bem) uma coisa só

Acabou de descobrir um software, um app simples que faz apenas uma coisa muito, muito bem? Aproveite-o enquanto é tempo. Não se sabe se por vaidade, por uma vontade incontrolável de arruinar boas experiências ou simplesmente o desejo inocente de melhorar, uma mania irritante dos desenvolvedores de software é “incluir recursos e funções” em novas […]

Se tudo fosse software, por Geek And Poke.

Acabou de descobrir um software, um app simples que faz apenas uma coisa muito, muito bem? Aproveite-o enquanto é tempo. Não se sabe se por vaidade, por uma vontade incontrolável de arruinar boas experiências ou simplesmente o desejo inocente de melhorar, uma mania irritante dos desenvolvedores de software é “incluir recursos e funções” em novas versões. Software simples monotarefa? Raros.

O sempre genial Geek and Poke imortalizou essa ideia na tirinha que abre o post. Embora recorrente, felizmente ela não é regra. Na web, inclusive, podemos encontrar belíssimos web apps destinados a uma só tarefa. Abaixo compilamos dez web apps simples e diretos, que só fazem uma coisa, mas de maneira que dificilmente você encontrará outra mais prática e/ou melhor.

imgur

Sites que hospedam imagens não são novidade, há anos temos os ImageShack e Photobucket da vida por aí, oferecendo um local para armazenarmos imagens rapidamente. Mas eles são falhos. Ou não aguentam a demanda, ou limitam o tempo em que sua imagem ficará hospedada, ou entopem a tela de exibição com anúncios. Geralmente, as três opções caminham juntas.

O imgur é a antítese disso tudo. O site é simples, rápido, não tem anúncios e nunca apaga imagens a menos que você queira. Ele ainda tem um monte de apps que transformam o upload em uma tarefa de literalmente dois cliques. Imbatível.

notepad.cc

Criado por Marco Arment, o responsável por outro item dessa lista (Instapaper), o notepad.cc é uma página em branco que aceita apenas texto plano e dá algumas opções de compartilhamento bem espertas — há duas URLs, que podem ser personalizadas: uma para edição, outra para visualização. Como camada extra de proteção, é possível inclusive colocar senha nos arquivos.

Down For Everyone Or Just Me

Você tenta acessar o Google e, hey, está fora do ar? Antes de correr para o Twitter e anunciar a chegada do apocalipse, dê uma passada no Down For Everyone Or Just Me.

O nome do site é descritivo o bastante para se auto-explicar, mas para deixar claro, ele atua como um verificador do status de disponibilidade de sites. Acessando endereços por uma rota diferente da do seu computador, o site consegue apontar quando outro endereço está de fato no chão ou se se trata apenas de um problema com seu computador ou operadora. Claro, existe o remoto risco de um site estar inacessível do seu PC e dos servidores do serviço, mas as chances são bem menores do que se ele estivesse indisponível apenas no seu, certo?

What is my ip?

O clássico site que informa seu IP através de uma função simples de PHP ou qualquer outra linguagem web. Existem zilhões de sites que fazem isso, de forma dedicada ou como um bônus, esse último o caso do abusar.org, que eu sempre usava antes de conhecer o What is my ip?, extremamente simples e direto ao ponto. Melhor que isso, só se mostrasse o endereço IP direto da barra de títulos.

Pinboard

O Delicious de hoje é muito diferente daquele site de alguns anos atrás que tinha um endereço engraçado, o del.icio.us. Com imagens, frescuras, coleções e outras coisas, é um bom representante da tirinha lá de cima. Quando rumores sobre o seu fechamento surgiram, no final de 2010, alternativas apareceram como filhotes de coelhos. O Pinboard conquistou uma legião de fãs por ser, basicamente, o que o Delicious jamais deveria ter deixado de ser: um site leve, rápido e simples para guardar bookmarks.

Há uma taxa exponencial de registro, mas é uma pechincha perto do que o site oferece. Há o indispensável bookmarklet, uma camada social elegante e discreta e opções avançadas, como bookmarks privados, sistema de tags e pesquisa avançada.

Será que vai chover?

Levo o guarda-chuva ou não? Para responder a essa e outras perguntas dependentes do clima, nada como uma boa previsão do tempo. Mas para nós, que não somos meteorologistas, a maioria das informações são incompreensíveis ou dispensáveis. O que importa é: vai chover ou não? Eis o Será que vai chover? Ele não traz nenhum número, apenas responde “sim” ou “não” baseado na cidade que você indica.

Instapaper

Todos os dias publicamos um montão de coisas aqui no Giz. Some a isso outros sites, indicações de amigos no Twitter e Facebook e no final do expediente há um acúmulo considerável de abas para “ler depois”. O Instapaper é o melhor serviço para organizar esse conteúdo e, de fato, colocá-lo em uma lista exclusiva de “lerei depois”. Um bookmarklet salva os artigos que, depois, podem ser lidos no próprio site, em um Kindle ou dispositivo iOS. Se você for old school e não tiver muito amor à natureza, o sistema também é capaz de formatar os textos para impressão.

txt.io

Você acha o posterous uma plataforma de blog minimalista? Sério!? Você diz isso porque não conhece o txt.io. Você faz cadastro/login com sua Google Account e escreve. O “tema” é único: fonte Courier New #000 em fundo #fff e… bom, acabou, não tem mais nada. Dá para usar textile para formatar os posts, mas não espere nada mais sofisticado que isso. Um blog raiz, sem comentários, sem barra lateral, sem nada, só texto puro em ordem cronológica inversa.

Ge.tt

O Ge.tt serve para hospedar e distribuir arquivos dos mais diversos. Com imagens, ele cria uma galeria, mas ele aceita qualquer coisa, permite criar coleções e, de cara e sem custo algum, oferece 2 GB de espaço. Seu visual é “aconchegante” e ele aceita, no Chrome, o upload no esquema arrastar e soltar (truque que o imgur, a propósito, também faz). Existem outros com mais espaço e mais recursos, mas o Ge.tt me ganhou pela simplicidade.

Shortmail

É um serviço de email, mas um bem diferente. Ele força uma boa prática do uso de email, o “mantenha as mensagens curtas”. Aqui, elas podem ter no máximo 500 caracteres; mais que isso, não rola. Outra invencionice do Shortmail é a opção de tornar as mensagens públicas, o que pode ser uma boa para abrir dúvidas comuns, mas também uma baita dor de cabeça em termos de privacidade. O serviço ainda traz outras coisas inovadoras bem interessantes, como a organização de mensagens centrada em contatos e integração profunda com contatos de redes sociais.

Bônus: Mustachified

Coloque um bigodão no seu avatar arrastando e soltando os enfeites com a bênção do HTML5 no Mustachified. Além dos pelos faciais, o site oferece óculos e alguns chapéus para compor seu visual.

Você conhece algum outro site minimalista que faça (bem) uma coisa só? Compartilhe aí nos comentários.

Sair da versão mobile