A Apple ainda não lançou a próxima geração do Apple Watch Series 7, mas a atualização anual de software para Apple Watches acaba de chegar.

A atualização do watchOS 8 já está disponível e pode ser feita em modelos a partir do Watch Series 3. O upgrade traz alguns novos recursos interessantes, que fazem seu Apple Watch antigo parecer atualizado. Aqui está tudo o que você deve conferir primeiro.

1. Mais consciente

O aplicativo Apple Watch Breathe foi embora — ou melhor, foi rebatizado como Mindfulness (atenção plena), que vai trabalhar sua saúde mental sob uma nova abordagem.

Novas rotinas de respiração foram incluídas e, agora, estão acompanhadas por um novo recurso que pretende ajudá-lo a pensar de forma mais reflexiva ao longo do dia. Os assinantes do Fitness + também vão receber meditações guiadas.

2. Personalizar a tela

Com o watchOS 8, agora você pode definir uma foto de sua escolha que aparecerá na tela principal do relógio. Para fazer isso, basta seguir os mesmos passos para alterar a imagem de qualquer outro relógio. Vá à guia galeria de Faces no aplicativo Apple Watch do seu iPhone. Em seguida, escolha a foto que deseja exibir e pronto.

3. Texto simplificado

Dessa vez, mensagens também ganharam algumas melhorias. O botão conhecido como “coroa digital”, agora pode ser usado para mudar o cursor do texto para edição de modo mais fácil. Tipo um mouse que auxilia você mexer só nas partes que deseja.

A interface atualizada deve permitir que você escreva mais mensagens no próprio relógio e de forma mais rápida.

4. Defina vários alarmes

Com a atualização watchOS 8 instalada, o usuário pode, finalmente, definir vários alarmes, para funcionarem lado a lado.

Você pode configurá-los pelo aplicativo Timers no relógio ou, com um comando de voz “Hey Siri”. Assim, é possível dar a cada alarme um nome específico para facilitar a identificação. Assim como se faz no iPhone.

5. Encontre seus outros dispositivos Apple

Com a atualização do watchOS 8, o usuário ganha dois novos aplicativos para localizar outros aparelhos.

Find Items (encontrar intens): que procura AirTags e semelhantes.

Find Devices (encontre dispositivos): que procura dispositivos como iPhones, iPads e Macs.

Existe a opção de receber alerta quando o seu Apple Watch estiver despareado de outros dispositivos, como o seu iPhone, caso você queira reconectá-lo.

6. Previsões meteorológicas mais detalhadas

Se você abrir o aplicativo Clima após instalar o watchOS 8, verá que há algumas melhorias.

Agora há um suporte para notificações de clima, alerta de como o tempo poderá mudar na próxima hora e mais algumas atualizações climáticas — que o usuário também conseguirá colocar na tela do relógio.

7. Controle sua casa inteligente com mais facilidade

O aplicativo Home para o Apple Watch foi redesenhado e melhorado com a chegada do watchOS 8.

Agora, o usuário pode ter mais controle sobre os diferentes dispositivos HomeKit, que estão conectados na plataforma de casa inteligente da Apple.

É possível ver o feed das câmeras de vídeo inteligentes no relógio, sem precisar ligar o iPhone.

8. Digitalizando a vida

Outra novidade são os recursos do app Apple Watch Wallet que foram aprimorados com a chegada do watchOS 8.

Agora, há suporte de banda ultralarga para chaves digitais do carro. É possível também ligar automóveis compatíveis com o relógio.

As chaves de casa e do hotel também podem ser adicionadas digitalmente. Em alguns estados americanos, também será possível adicionar a carteira de motorista ou ID do estado ao aplicativo Wallet — embora seja um pouco mais fácil de usar direto no iPhone.

9. Rastreie a frequência respiratória

Com o watchOS 8 instalado, os relógios são capazes de monitorar a frequência respiratória (o número de respirações por minuto) enquanto o usuário dorme, e também outros dados, como a frequência cardíaca.

Agora dá para analisar os dados de sono do Apple Watch através do aplicativo Saúde de seu iPhone, quando conectado ao relógio. Assim, é possível acompanhar as medições registradas ao longo do tempo.

10. Monitoramento ainda maior dos exercícios

O Apple Watch é capaz de monitorar com mais precisão dois tipos de exercícios: tai chi e pilates. Você pode encontrá-los no aplicativo treino, basta rolar a tela para baixo.

Segundo a Apple, ambos podem acompanhar métricas como batimento cardíaco e movimentos para fornecer aos usuários uma medição de calorias mais precisa.

11. Mantenha Seu Foco

Assine a newsletter do Gizmodo

Como iPhones, iPads e Macs, o Apple Watch oferece suporte aos novos perfis Foco, que permitem definir regras personalizadas de “não perturbe” para diferentes cenários, por exemplo, escritório, academia, carro e etc.

Todas essas atualizações podem ser realmente úteis se você reservar um tempo para configurá-las adequadamente. A maneira mais fácil de fazer isso é abrir os Ajustes no seu iPhone, quando conectado ao relógio, e escolher o menu Foco.