Sabe o que é estranho? Digitar no telefone. Usamos dois polegares para escrever palavras em um teclado projetado para dez dedos — um teclado projetado para ser lento. Sabe o que é mais estranho ainda? Teclados de smartphone projetados para superar a falha da tentativa de adaptação do padrão. Aqui estão 11 deles.

Você provavelmente não sabe, mas há um monte de teclados alternativos por aí, nas lojas de apps ou no Kickstarter e similares. Todos eles têm o mesmo grito de guerra: o QWERTY simplesmente não foi projetado para dois polegares batucando no vidro! Ok, isso até é verdade — atualmente, precisamos de algoritmos de correção de texto para conseguir usar um teclado completo num espaço de 6 polegadas (ou menos). O problema é que razão pela qual não apareceu nada melhor ainda é porque mudar é difícil.

Se você está disposto a reaprender a digitar, no entanto, você tem um monte de opções. Vamos ver melhor quais são elas.

divisoriagizmodo

MessagEase

[youtube 26ayS-Ita6g 740 416]

Que tal cortar umas 17 teclas das 26 do seu teclado? Apresentamos o MessagEase, um teclado com apenas nove teclas básicas. Cada tecla tem uma letra, mas você pode passar o dedo em uma direção específica (indicada por outra letra, é claro) para digitar outro caractere. A empresa diz que seus melhores digitadores pode chegar até 80 palavras por minuto e, bem, eu quase acredito neles. Este é um dos poucos teclados desta lista que eu realmente instalei. Ele tem uma boa usabilidade, depois de um pouco de prática. Mas você precisa se lembrar de ligar a previsão de texto e baixar uma lista de palavras.

divisoriagizmodo

CrossTap

Este é provavelmente o teclado de smartphone mais ambicioso que já vi: não é apenas um rearranjo das letras e teclas, mas um sistema baseado em gestos que quer redefinir a forma como nós aprendemos a datilografar. Você pode usar toques simples e deslizar para escolher as letras individuais em seus dois pontos de contato, mas ele é totalmente concebido em torno de memorização. O sistema permite milhares de gestos únicos, e o desenvolvedor da CrossTap quer que cada palavra do inglês tenha seu próprio gesto. “Digite com palavras”, diz ele — da mesma maneira como você fala.

É uma ideia completamente maluca. Aprender tudo isso direito levaria levaria anos de memorização. Ele teria de ser amplamente adotado e integrado na educação básica para ter alguma chance de sucesso. Mas o que seria da inovação sem a ambição? Infelizmente, este é um que você não pode testar — o CrossTap só existe como um protótipo interno para agora, mas se o Kickstarter do projeto for bem-sucedido, ele pode finalmente se tornar um teclado real.

divisoriagizmodo

8Pen

[youtube 99vsUF4NuLk 740 416]

Gosta de desenhar loops e oitos e símbolos do infinito? O 8Pen é o teclado móvel para você. O Gizmodo cobriu este método de digitação alternativa pela primeira vez em 2010 e… bem, ele continua tão estranho como era naquela época. As letras são divididas em quatro caminhos diagonais diferentes. Para digitar um caractere, você desliza na direção de uma letra e, em seguida, mover o dedo em torno do teclado pelo número de quadrantes igual ao número de letras que a letra que você quer escrever está distante do centro. Sim, é muito complicado — o suficiente para a própria 8Pen remover o aplicativo do Google Play e dizer em seu site que eles vão voltar para a mesa de projeto.

divisoriagizmodo

The HERO Keyboard

Este teclado parece com um telefone de disco — o alfabeto está disposto em dois níveis de teclas em torno de uma barra de espaço que não é uma barra, mas um círculo. Ele foi projetado de forma curva para aproveitar os movimentos de varredura naturais de seu polegar e reduzir a distância que seus dedos precisam percorrer para tocar nas letras comumente mais usadas. Ele está disponível para o iPhone agora, mas o criador está na esperança de obter financiamento suficiente via Kickstarter para continuar a desenvolvê-lo. Parece um pouco o discador de super-herói de “Dial H for Hero“, não parece?

divisoriagizmodo

Chorded Keyboard

dxgfmufx6tenodmflxhj

Ok, talvez você não goste muito de gestos. E acordes de piano? Essa é a ideia por trás deste teclado: um sistema de escrita que utiliza combinações de botões específicos (ou “acordes”) em um conjunto limitado de teclas para reproduzir qualquer caractere. É uma ideia estranha, mas não é nova: Douglas Engelbart, inventor do mouse de computador (o mouse comum, mesmo), ajudou a criar o conceito lá em 1968. Não pegou, claro.

Mas isso não impede que você teste a inovação agora, entretanto — o Chorded Keyboard GKOS para Android oferece grandes e amigáveis botões de acorde. É muito fácil de usar, supondo que você consiga memorizar o layout: tocar qualquer botão irá digitar a letra indicada, enquanto segurar um botão altera as funções dos botões em torno dele. Eu não posso dizer se é uma boa substituição para um teclado comum, mas pelo menos é uma ideia inovadora na história da computação.

divisoriagizmodo

EZ Gesture

[youtube GY-0uOjKUZk 740 416]

Não se deixe enganar pelo nome: escrever no teclado EZ Gesture não é nem fácil nem baseado em gestos. Em vez disso, o aplicativo dá para você uma grade de nove círculos que você pode usar para desenhar caricaturas de letras e números usando ângulos retos — às vezes acaba saindo o caractere que você estava procurando. É meio que como o reconhecimento de escrita, mas menos intuitivo.

divisoriagizmodo

FlickKey

[youtube A6UAFR46D0w 740 416]

Quer algo com uma curva de aprendizado mais plana? Tente o FlickKey. Este teclado apresenta um layout semelhante (mas não exatamente igual) ao QWERTY, mas privilegiando movimentos rápidos em oito direções a cada toque no botão. Na verdade, é o único teclado não-QWERTY desta lista que eu fui capaz de usar imediatamente… embora não possa dizer que ele é melhor que o SwiftKey que eu estou acostumado a usar. É muito redundante para meu smartphone, mas tem potencial como um teclado de smartwatch.

O FlickKey é baseado na ideia de que é mais preciso para passar o dedo numa tecla “grande” do que tentar acertar uma pequena. Não consegue apertar rápido o suficiente? Não se preocupe — a previsão de texto contém milhares de palavras disponíveis, o que presumivelmente agilizará a digitação e economizará na distância percorrida por seus dedos na tela para completar uma frase.

divisoriagizmodo

QWERTY, só que maior

Uma das piores questões de usar um teclado de tamanho completo em um espaço pequeno é como as coisas ficam espremidas. É fácil bater na tecla errada e deixar o autocorrect correr atrás para corrigir seus erros.

[youtube SyY9X4FemrE 740 416]

Alguns teclados querem resolver isso pegando mais espaço: KeyZag Keyboard, por exemplo, coloca o layout QWERTY normal num esquema de zigue-zague para dar a cada caractere um espaço mais amplo. É uma ideia decente, mas eu achei que ela é lamentavelmente incompatível com a minha memória para o QWERTY — eu poderia aprender um dos layouts mais radicais acima.

[youtube LW-Utac5rX0 740 416]

Teclados com letras de tamanho adaptável como Thick Buttons e Dynamic Keyboard são um pouco mais fáceis. Eles usam a previsão de texto para alterar o tamanho das teclas do teclado enquanto você digita — deixando os caracteres que você está mais propenso a usar maiores e mais difíceis de errar. Eu gosto muito disso na teoria, mas encontrar as teclas que mudavam de lugar me deixou meio desorientado, já que o processo é meio lento.

divisoriagizmodo

Um teclado menor

[youtube niV2KCkKmRw 740 416]

Se fazer QWERTY maior não funciona, o que dizer de torná-lo menor? Não sem um algoritmo pesado de auto-correção — mas este é o ponto por trás do teclado Minuum. Este app reduz o teclado do smartphone a uma única linha de letras e, de alguma forma, por meio de um algoritmo mágico, corrige todos os erros causados ​​por esse layout enganosamente ineficiente. Eu não sei como, mas é surpreendentemente bom. Eu só tive que me segurar para não mover os dedos para cima e para baixo nas “linhas” que não existiam mais.

divisoriagizmodo

Desista e fale por GIFs

[youtube sCGpwn_YL_c 740 416]

Há um monte de ideias boas e inovadoras aqui, mas todas elas sofrem com a mesma falha fatal: usam letras e números. Letras e números são o futuro da comunicação online? Obviamente não. O pensador à frente de seu tempo sabe exatamente o que fazer — pular para um futuro invejável, em que toda a comunicação acontece através de imagens em movimento baseadas em memes. Isso é exatamente o PopKey Animated Keyboard oferece.

Afinal, se você não pode dizer o que quer dizer com um GIF, é melhor permanecer calado.