_Tecnologia

12 dicas de tecnologia para ajudar seus amigos e familiares

Se você é o especialista em TI da família, veja aqui como dar os conselhos mais úteis no menor tempo possível, para que você possa voltar a se divertir.

Foto: John Schnobrich (Unsplash)

Essa é a época mais maravilhosa do ano: a época em que você resolve um ano de problemas técnicos em apenas uma visita à casa de um parente. Se você é o especialista em TI da família, veja aqui como transmitir os conselhos mais úteis no menor tempo possível, para que você possa voltar a se divertir.

1) Desativar a suavização de movimento da TV

A suavização de movimento (ou motion smoothing) foi projetada para reduzir a desfocagem, mas, a menos que você esteja assistindo a esportes ou jogando videogame, isso pode levar a um “efeito de novela” assustadoramente realista. Faça um favor à sua família e desative a suavização de movimento em suas TVs — você terá que pesquisar na internet o modelo de TV para encontrar as instruções, mas não deve ser muito difícil de encontrar (lembre-se de que diferentes fabricantes têm diferentes nomes para suavização de movimento).

2) Não negligenciar as atualizações

Verifique se os membros da sua família não estão negligenciando as atualizações do sistema operacional de dispositivos, pois esses patches incluem segurança essencial e correções de bugs. Hoje em dia é muito difícil ficar sem atualizar dispositivos, mas vale a pena verificar se seus entes queridos estão nas versões mais recentes do sistema operacional sempre que possível (consulte GeralAtualização de Software em Configurações em um iPhone, por exemplo, e em SistemaAvançado e Atualização de sistema em Configurações nos dispositivos Android).

3) Arquivar fotos e vídeos

Captura de tela: Gizmodo

Se você apenas conversar com sua família sobre o backup de um tipo de dado, verifique se são fotos e vídeos, que podem ser enviados para a nuvem por segurança. O Google Fotos é uma boa solução, pois é compatível com várias plataformas e é gratuita se você não se importar com redimensionamento. Se você conseguir convencer seus parentes a gastar alguns dólares por mês, terá muito mais opções, incluindo a Biblioteca de Fotos do iCloud, Dropbox, OneDrive e também o próprio Google Fotos (em resolução máxima).

4) Atualizar o roteador

Levará apenas alguns minutos, mas redefinir o roteador da sua família, verificar se há atualizações de firmware e talvez colocá-lo em um local mais central (se possível) devem evitar muitos problemas relacionados à internet nos próximos 12 meses. Provavelmente também vale a pena alterar a senha do Wi-Fi — isso significará reconectar todos os dispositivos, mas desconectará todos os vizinhos ou dispositivos mais antigos que você não deseja que ocupem a largura de banda da rede.

5) Atualizar o gerenciamento de senhas

Muitos de nós temos parentes que usam a mesma senha para todas as suas contas online, o que é uma abordagem muito perigosa no que diz respeito à segurança — até escrever senhas em um bloco de notas e colocar em uma gaveta é mais seguro, desde que sejam diferentes. O melhor de tudo é que você pode apresentar à sua família os recursos de armazenamento de senhas dos navegadores modernos de hoje, ou pensar em presenteá-los com um gerenciador de senhas dedicado.

6) Configurar a autenticação de dois fatores

Atualmente, vazamentos de dados são muito comuns, mas a autenticação de dois fatores (2FA) pode mantê-lo protegido, mesmo que seu nome de usuário e senha estejam expostos. Verifique se seus entes queridos têm 2FA em todas as suas principais contas — a única coisa extra de que precisam é um aplicativo autenticador no telefone para gerar códigos. A 2FA é suportada por praticamente todos os serviços importantes disponíveis atualmente, incluindo Facebook, Apple, Google e Microsoft.

Imagem: Google/Gizmodo

7) Reduzir excessos do navegador

É uma boa ideia gastar alguns minutos se livrando de todos os complementos e extensões desnecessários que foram adicionados nos navegadores usados ​​por seus parentes: é provável que eles tenham acumulado vários inúteis e até perigosos nos últimos anos, alguns dos quais eles nem sabem. Quando você terminar o processo, o navegador estará funcionando mais rapidamente e o software deverá estar muito menos carregado.

8) Limitar o rastreamento do navegador

Falando em navegadores, colocar limites no número de rastreadores que os sites podem executar manterá mais informações pessoais de sua família em sigilo. O Safari e o Firefox lidam com isso imediatamente, enquanto você pode limitar os cookies de terceiros no Chrome via AvançadoConfigurações do siteCookies e dados do site. Você também pode instalar uma extensão de bloqueio de rastreador, como Ghostery ou Privacy Badger, que irá restringir o monitoramento.

9) Limpar o sistema

Se um laptop começar a ficar sem espaço de armazenamento, ele pode ficar lento de uma hora para outra e começar a ser atormentado por todos os tipos de bugs e problemas, mesmo que seja relativamente novo e rápido. No Windows, procure e execute o aplicativo Limpeza de Disco; no macOS, abra o menu Apple e escolha Sobre este MacArmazenamento e Gerenciar. Ambos o guiarão pelo processo de limpeza de dados temporários e arquivos indesejados da unidade do computador.

Captura de tela: Gizmodo

10) Livre-se de aplicativos não utilizados

A exclusão de arquivos temporários desnecessários e antigos ainda não é o suficiente — veja se você pode fazer com que seus familiares também revejam os aplicativos que eles instalaram em seus computadores e até em seus telefones e descartem os que realmente não precisam. Eles podem ter sido pré-instalados na máquina, podem ter sido instalados anos atrás e esquecidos, podem estar relacionados a assinaturas que não estão mais ativas e assim por diante.

11) Apagar informações de alto-falantes inteligentes

Seus parentes podem ter um ou dois alto-falantes inteligentes em casa e possivelmente não percebem que tudo o que é dito a esses dispositivos é guardado para sempre. Salve as páginas relevantes para os alto-falantes Amazon Alexa e Google Nest que permitem que essas pesquisas e comandos por voz sejam apagados — no caso do Google, as atividades podem ser apagadas automaticamente após três meses, que é uma configuração que vale a pena ativar.

12) Configurar um software de compartilhamento de tela

Você pode não estar presente o resto do ano, mas ainda pode fazer check-in com os membros da família através da magia do software de compartilhamento de tela — aplicativos gratuitos como o Chrome Remote Desktop e o TeamViewer permitem que você faça check-ins de qualquer lugar, mesmo que você não esteja no mesmo espaço físico, portanto, instale um deles antes de ir embora. Ou então, não se dê ao trabalho: talvez você prefira ficar em paz até a próxima reunião de família.

Sair da versão mobile