A ideia de uma câmera espiã é bem assustadora, mas sejamos honestos: um equipamento fotográfico em decoração é um conceito bem sensacional também. A criatividade e a imaginação exigidos para criar essas coisas, junto com a inovação tecnológica, empolga qualquer um. Aqui estão 13 das melhores câmeras que você talvez nunca tenha reparado.

***

O Hamas alega que em 2010 foi espionado pela inteligência israelense usando caixas de lenços aparentemente inofensivas. É por essas que você deveria carregar seu próprio lenço.

Caixinha de lenços.

Foto por Khalil Hamra/AP

Aquele executivo da estação do metrô talvez seja um espião da KGB da década de 1960 que viajou no tempo para nos espionar. Ou talvez ele só esteja amarrando os sapatos.

Sapato.

Foto por Martin Meissner/AP

Você confia no cara que contratou para trocar seus detectores de incêndio? Talvez… mas seja um pouco cético.

Alarme de incêndio.

Foto por Steven Senne/AP

É um mistério como apontar uma arma a alguém pode ser considerado uma forma discreta de tirar uma foto. Mas quem quer que tenha tido a ideia de esconder uma câmera em uma arma de mentirinha, em 1882, foi um cara fantástico.

Arma.

Foto por Jacqueline Arzt/AP

Se você vir alguém apontando um alarme de carro para você, não pense duas vezes. Dentro dele há uma engenhosa câmera escondida.

Alarme de carro.

Foto por Spyville

Antes dos aviões espiões e dos drones, como a CIA fazia fotos aéreas secretas? Pombos. Talvez fosse uma arma melhor — ninguém olha para o céu e se pergunta se um pássaro tem uma câmera grudada no peito. Claro, um drone é bem mais fácil de treinar para conseguir as fotos exatas que você deseja.

Pombo espião.

Foto por CIA

O relógio de pulso com câmera é uma câmera escondida arquetípica. Usado por espiões alemães no final dos anos 1940, início dos 1950, o Steineck ABC era estiloso. A lente não era das mais discretas, mas não deixa de ser estiloso.

Relógio espião.

Foto por Museu de Espionagem Internacional e Cristina Arias/Cover/Getty Images

Pessoas normais não-espiãs puxam suas carteiras o tempo todo. Então por que alguém suspeitaria? Se um espião da da STASI, na Alemanha Oriental, pegar a comanda para pagar, fique atento — ele talvez esteja prestes a fotografá-lo com sua carteira.

Carteira.

Foto por Live Auctioneers

O que é menos suspeito do que uma pedra? Sério, quem olha para uma pedra e pensa: esta pedra pode conter tecnologia para invadir a minha privacidade? Talvez você devesse. Estamos em 2012, você deveria temer qualquer coisa.

Pedra.

Foto por Spyville

Esconder uma câmera soviética da época da Guerra Fria em um sutiã parece a solução de espionagem perfeita, exceto que talvez não haja um local que chame mais olhares masculinos. Que seja. A maioria dos caras ainda assim não notaria nada anormal.

Sutiã.

Foto por Seduced By Secrets

…Por outro lado, grude a câmera no casaco de algum cara corpulento e é provável que a maioria das pessoas não olhará tempo suficiente para encontrar as lentes aparecendo no peitoral dele .

Casaco.

Foto por Museu de Espionagem Internacional

Você se lembra daquele broche que a sua avó sempre usava quando você era criança? Talvez ela fosse uma espião, tirando oito fotos de vigilância cada vez que ela colocava na blusa. Pense nisso.

Broche.

Foto por Live Auctioneers

Os espiões podem ser bem arrumados também. No caso, esta câmera-anel, que equilibra a ilusão da opulência e o poder do reconhecimento. Apenas um anel dourado gigante, pessoal, nada para ver aqui. Clique.

Anel.

Foto por Live Auctioneers