_Apple

Os 13 recursos que achamos mais bacanas na versão beta do iOS 12

Você já deve ter ouvido que está para ser lançada uma nova versão do iOS, que vai permitir chamadas em grupo via FaceTime e um monte de outras coisas legais. Cada update do iOS conta com mais atualizações do que a Apple costuma falar em sua apresentação. Então, nós instalamos o preview para desenvolvedores do […]

Imagem com várias telas do iOS 12, da Apple

Você já deve ter ouvido que está para ser lançada uma nova versão do iOS, que vai permitir chamadas em grupo via FaceTime e um monte de outras coisas legais. Cada update do iOS conta com mais atualizações do que a Apple costuma falar em sua apresentação. Então, nós instalamos o preview para desenvolvedores do iOS para ver quais são os outros recursos interessantes do sistema para iPad e iPhone.

Novo iOS 12 promete acelerar seu iPhone e te deixar menos viciado em tecnologia
Parece que a Apple vai levar o Face ID para o iPad

É importante lembrar que esta é uma versão beta do iOS para desenvolvedores, então ela pode conter inconsistências ou apresentar problemas. Recomendamos que você instale a versão beta apenas se estiver ciente dos possíveis bugs que podem aparecer. A Apple deve liberar o iOS 12 para todo mundo em setembro deste ano:

1) Gestos do iPhone X no iPad

Você pode usar alguns dos gestos do iPhone X no iPad. Um arrastão de dedo de baixo para cima, por exemplo, o levará novamente para a tela de início — como se você tivesse apertado o botão home.

É possível também arrastar o dedo de cima para baixo no lado direito para abrir o Centro de Controle, da mesma forma como ocorre no iPhone X. Os gestos e os atalhos antigos continuam funcionando, mas você provavelmente vai achar esses novos gestos de interação mais convenientes.

2) Aviso de reutilização de senhas

Se você está usando a mesma senha para diversos serviços — algo que não deveria fazer —, o iOS 12 vai te avisar sobre isso, caso tenha senhas registradas no keychain. Para poder checar, vá em Ajustes > Senhas e Contas > Senhas de Website & App.

Um pequeno sinal aparecerá se você estiver reutilizando senha, além de um pedido para alterá-la. Como bônus, no iOS 12 você pode pedir à Siri que te leve direto para a janela de configuração de senha. Basta dizer, por exemplo: “Ei, Siri, qual é minha senha do Netflix?”.

3) Leitura automática de mensagens de verificação

Isto é algo que o Android faz há algum tempo e é bem útil: se você receber um mensagem para se logar em algum serviço (se estiver usando, por exemplo, verificação em duas etapas), o app Mensagens vai enviar o código recebido para o app que estiver pedindo a senha.

Muitos apps e serviços agora usam um aplicativo autenticador como uma camada extra de segurança. Porém, há muitos serviços que mandam códigos SMS, que funcionam bem com esse recurso da Apple. Lógico, ele faz você economizar só um pouco de tempo com toques ou cliques, mas já simplifica o processo para acessar suas contas mais importantes.

4) Mais cores na edição de capturas de tela

Não é algo revolucionário, mas pode ser útil se você faz muitas capturas de tela. A ferramenta de anotações que aparece logo após tirar um screenshot conta com uma série de opções de cores.

Para usar, você toca em uma miniatura da imagem que aparece no lado esquerdo toda vez que faz uma captura de tela. Se tocar no cotonete colorido à direita das ferramentas de caneta, o último ponto será ocupado por um seletor de cores, dando acesso a muito mais opções.

5) Dois rostos para o FaceID

Se você quiser deixar mais uma pessoa acessar seu smartphone via Face ID, o iOS 12 torna isso possível (como foi bem notado pelo 9to5Mac). Como os controles de gestos mencionados acima, isso parece outra pista de que o Face ID estará presente em um iPad futuro.

Para fazer o outro rosto funcionar para desbloqueio, vá em Ajustes > Face ID & Código e escolha Configurar um rosto alternativo. Na sequência, a pessoa deve passar pelo processo de configuração de reconhecimento facial. É importante apontar que você não pode remover esse segundo rosto sem resetar as duas faces ao mesmo tempo.

6) Piscadelas no Animoji

O Animoji (e o Memoji) não só reconhece quando você coloca sua língua pra fora no iOS 12, como mencionado na apresentação da Apple, mas também a funcionalidade agora está melhor ao reconhecer piscadelas — então, suas interações animadas em breve terão um novo nível de interatividade.

Mensagens gravadas de Animoji e Memoji podem durar até 30 segundos. Isso ainda é limitado ao iPhone X e à sua tecnologia de reconhecimento facial, mas tudo indica que, em setembro, veremos mais modelos compatíveis com essas funcionalidades.

7) A Siri está mais esperta

A Siri aparentemente tem ficado mais esperta desde o iOS 11 — a Apple está prometendo que sua assistente digital ficará melhor em responder questões sobre celebridades, esportes e informações sobre dietas.

Outra capacidade nova da Siri é a de visualizar imagens diretamente do app Fotos, baseada no rosto da pessoa, local, evento, horário ou tópico. No entanto, parece que a Apple ainda não ativou esses recursos, então não conseguimos testá-los.

8) Desabilitar o acesso USB

Crédito: Malwarebytes

Como apontado pelo MacRumors, foi adicionada uma pequena medida de segurança no preview para desenvolvedores do iOS — trata-se de uma opção para bloquear o acesso de acessórios USB após o telefone não ter sido bloqueado no período de uma hora. Será que isso foi feito por causa do FBI, que dizia conseguir desbloquear iPhones com o aparelho acima?

Para achar essa opção no beta do iOS 12, você precisa ir até Ajustes > Touch ID & Código (ou FaceID & Código) e então procurar pela chave seletora Acessório USB. Tentar invadir um iDevice por meio da posta USB vai ser tornar mais difícil — pelo menos aparentemente.

9) Escaneando atalhos de QR Code

A câmera do iOS podia automaticamente detectar QR Codes e escaneá-los. Agora, no entanto, o iOS 12 conta com um novo atalho de QR Code no Painel de Controle — você pode adicioná-lo indo até a Central de Controle e na opção Customizar Controles, presente em Ajustes.
O atalho não faz nada mais que abrir o app de câmera (algo que já tem botão na Central de Controle), então não temos muita certeza do que a Apple está considerando. Talvez seja a fundação de um modo mais avançado de um escâner de QR Code.

10) Widget de uso de smartphone

A Apple colocou vários dos seus recursos de bem-estar digital no iOS 12, e, se você quiser ter uma ideia de quão viciado está no seu smartphone, é possível configurar um widget que mostre isso. Na seção de widgets, disponível ao arrastar o dedo de cima para baixo no topo da tela, vá em editar e inclua a opção.

Lá, basta escolher a opção “Screen Time” (tempo de uso de smartphone, em tradução livre), e um novo widget será adicionado. A interface da funcionalidade é simples e útil, mesmo sendo uma versão beta.

11) Updates de software automáticos

A Apple sempre ressalta o número de usuários que aderiu rapidamente à última versão disponível do IOS, e agora parece que o processo de update vai ficar mais fácil ainda. Em Ajustes > Geral > Atualização de Software, você pode ligar a opção de atualização automática.

Ainda que a Apple não tenha detalhes sobre esse recurso, especulamos que o sistema tratará de também instalar o update automaticamente. Vai ocorrer tudo em segundo plano? Vai ser uma espécie de Project Treble, que o Google implementou em alguns Androids? Tudo indica que você nunca mais verá aquelas notificações de atualização.

12) Mais detalhes sobre a bateria

Na seção Bateria, em Ajustes, você notará que existe muito mais detalhes sobre a carga — tem gráficos mostrando o nível de bateria conforme o tempo e em quais partes do dia você tem usado mais o telefone.

É tudo muito bem arranjado e combina com a estética do aplicativo Screen Time. Inclusive, é possível chegar dados de dez dias anteriores. Abaixo do gráfico, você tem uma lista de apps, mostrando o quanto eles usam sua bateria, como já ocorre no iOS 11.

13) Novas imagens de papel de parede

Um novo iOS não pareceria novo se não tivesse uma nova imagem de papel de parede, e a Apple incluiu algumas opções bem legais de imagens dominadas por tons de vermelho, azul e lilás. Elas vêm tanto em versões estáticas ou em perspectiva, e você pode usá-las para sua imagem inicial ou tela de bloqueio.

Não há novos papeis de parede dinâmicos, mas eles devem aparecer nas próximas versões beta do iOS ou quando o sistema for liberado para o público de modo geral.

Sair da versão mobile