_Apple

14 gestos para iPhone que talvez você não conheça

Existem alguns gestos menos conhecidos para iPhone que não são imediatamente óbvios, e que talvez você não conheça - mas que podem ser bastante úteis.

Existem alguns gestos menos conhecidos para iPhone que não são imediatamente óbvios, e que talvez você não conheça – mas que podem ser bastante úteis. Aqui estão 14 deles para usar no dispositivo da Apple.

Apple alcança marca de 1 bilhão de iPhones vendidos
[Review] Apple iPhone SE: hardware atual em um corpinho de 2012

1) Toque e segure para abrir abas fechadas no Safari

Quer voltar a uma página da web que você descartou rápido demais? Esqueceu o que você acabou de ler? No Safari, abra a visão de abas tocando no ícone no canto inferior direito, e em seguida, toque e segure no ícone de nova aba (sinal de +) para ver suas abas recentemente fechadas. Você também pode tocar e segurar em abas individuais para reordená-las no modo de visão de abas.

2) Chacoalhar para desfazer

Você pode sacudir o iPhone para desfazer a última ação em uma infinidade de apps, incluindo os da Apple, como Mail e Mensagens. Isso pode trazer de volta as mensagens arquivadas, por exemplo, ou remover o último trecho de texto digitado. O recurso pode ser desativado em Ajustes > Geral > Acessibilidade.

3) Faça pinch-to-zoom em vídeos

Você já está familiarizado com o pinch-to-zoom, mas talvez não o use em todos os lugares onde ele está disponível. Você pode aplicar este gesto em vídeos sendo reproduzidos a partir do armazenamento local. Se eles foram capturados pela câmera do iPhone, é uma ótima maneira de ver detalhes mais de perto em seus vídeos.

4) Toque e arraste para avançar ou voltar mais rápido nas músicas

Você pode ajustar a velocidade na qual você pode avançar em uma música ou podcast tocando e arrastando a barra de reprodução. Toque e segure na barra de progresso, e a arraste para cima (ao invés de para a esquerda ou direita). Isso muda a velocidade para lhe dar um controle melhor, e então você pode deslizar para a esquerda ou para a direita com o dedo ainda pressionado.

5) Deslize para a esquerda ou para a direita para apagar dígitos na Calculadora

Se você deslizar para a esquerda ou direita no campo de exibição principal dos números, você pode remover um dígito de cada vez, ao invés de pressionar C e se livrar de tudo de uma vez.

Dica bônus: se você quiser copiar o resultado para outro app, pressione e segure nele para abrir uma pequena opção Copiar.

6) Deslize para a direita para voltar

O iOS tem um botão Voltar que ocasionalmente aparece no canto superior esquerdo, mas você também pode retornar à tela anterior em vários aplicativos – incluindo Mail e Safari – com um gesto, deslizando a partir da borda esquerda da tela. Isso funciona na maioria dos aplicativos nativos da Apple, e os desenvolvedores são livres para implementar isto também.

7) Toque e segure para alternar entre teclados

Se você tocar e segurar no símbolo de número no teclado (em vez de apenas tocar), você pode escolher um caractere e depois saltar de volta para o teclado original. Isso funciona no sentido inverso, com o teclado de caracteres especiais também. Isso deve acelerar a digitação um pouco.

8) Toque e arraste para selecionar fotos

Selecionar várias fotos costumava ser trabalhoso, mas ficou bem mais fácil desde a introdução do iOS 9 no ano passado. Toque em Selecionar no app Fotos e depois toque e arraste para escolher várias imagens ao mesmo tempo. É semelhante a mantendo pressionada a tecla Shift em seu desktop; é também parecido com o Google Fotos.

9) Deslize para baixo para ouvir o texto

Isto exige alguma preparação extra, mas é útil ter disponível. Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala e ative a opção Falar Conteúdo da Tela.

Então, você pode arrastar para baixo com dois dedos em qualquer tela para que o iPhone leia o texto da interface para você. Um painel de controle flutuante permite ajustar a velocidade de leitura.

10) Deslize para baixo para salvar rascunhos de e-mail

Este gesto foi adicionado recentemente no app Mail. Se você deslizar para baixo enquanto trabalha em um e-mail, você pode voltar para a caixa de entrada sem perder a mensagem que estava compondo.

É possível salvar múltiplos rascunhos dessa maneira; eles podem ser recuperados ao tocar e segurar o botão Compor no canto inferior direito.

11) Toque e segure para arquivar e-mails

Eis mais um truque útil para o Mail no iOS. Ao tocar no ícone da lixeira abaixo de uma mensagem, ela é excluída (com um alerta para confirmar). Mas se você tocar e segurar no ícone da lixeira, você tem a opção de excluir ou arquivar o e-mail. Você também pode definir gestos para deslizar e arquivar/deletar mensagens nas configurações do Mail.

12) Faça zoom mais rápido no Apple Maps

Você nem sempre está com os dedos na posição certa para fazer pinch-to-zoom nos mapas da Apple, mas existem alternativas: dê um toque duplo para ampliar, e outro toque duplo para tirar o zoom.

Enquanto isso, no Google Maps para iOS, você pode dar ou tirar zoom tocando duas vezes e segurando o dedo, e então deslizando para cima ou para baixo na tela.

13) Deslize para a esquerda para ver detalhes em Mensagens

Dê uma deslizada rápida para a esquerda e veja mais detalhes nas bolhas coloridas em Mensagens – você pode ver quando a mensagem realmente chegou ao dispositivo do destinatário.

Você também pode puxar para baixo a partir do topo da tela para revelar a caixa de pesquisa, e realizar uma busca por todas as suas mensagens.

14) Deslize para baixo para ocultar o teclado no iMessage

Se você estiver em uma conversa no iMessage e quiser voltar no histórico sem a distração do teclado, deslize para baixo na mensagem imediatamente acima do teclado para escondê-lo. Assim que você tocar de volta no campo de entrada de texto, o teclado reaparece na tela e você pode continuar com a sua digitação novamente.

Sair da versão mobile