Dia 2 de julho é feriado? Saiba mais sobre essa data

Atualmente é feriado somente na Bahia, comemorando sua liberdade, mas também seria uma outra data da independência do Brasil
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Em um discurso no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu tornar o dia 2 de julho um feriado nacional em homenagem à Independência do Brasil, além do 7 de setembro. Atualmente, a data é feriado somente no estado da Bahia, comemorando sua liberdade.

banner

De acordo com o presidente, o dia marca a “verdadeira independência” do país, em Salvador, na Bahia, 1823, 9 meses após a independência oficial, no ano anterior. Isso porque o 2 de julho marca a expulsão dos últimos portugueses da Coroa no Brasil.

Qual a história da Independência da Bahia?

Na época, o país já havia declarado independência, mas sobraram resistências portuguesas no país. A província baiana estava insatisfeita com o domínio português, o que piorou com a chegada do militar Inácio Luís Madeira de Melo ao comando das tropas lusitanas.

Os conflitos tiveram início em fevereiro de 1822. Em 25 de junho, a população do recôncavo baiano quis proclamar Dom Pedro de Alcântara, o imperador brasileiro, como “regente constitucional” do Brasil. Eles defendiam um governo brasileiro, o que os portugueses não aceitavam.

Então, houve a primeira batalha entre ambas as partes. Após três dias, os baianos tomaram uma embarcação portuguesa às margens do Rio Paraguaçu, marcando sua primeira vitória. As lutas persistiram por meses, chegando a Salvador, onde ocorreu a batalha final. O povo baiano venceu, expulsando definitivamente a Coroa Portuguesa do Brasil.

2 de julho vai virar feriado?

Ano passado, Lula participou das comemorações do 2 de Julho em Salvador, vestindo um turbante dos Filhos de Gandhi, tradicional grupo de afoxé baiano. Dois dias depois, em seu discurso em Campinas (SP), ele comentou os potenciais do Brasil como nação e suas dificuldades.

O presidente citou, por exemplo, que o país foi o último da América do Sul a conquistar a independência no século XIX. Ele afirmou ainda que há duas independências e que tentaria transformar ambas em “ato oficial”.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas